Livros FPMSC

Os livros publicados pela Pró-Memória têm por objetivo serem instrumentos para pesquisadores, consultores, interessados na história e patrimônio locais.

As obras são, em sua maioria, de autoria da própria instituição, mas também abrem espaço para a publicação de autores externos, cujos trabalhos sejam relevantes e pertinentes às áreas de atuação da Pró-Memória.

Trabalhos recentes:

GUIA DO MUSEANTE

Museu de São Carlos e Fundação Pró-Memória

Livreto de educação patrimonial voltado ao público visitante dos museus de São Carlos

MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Gabriela G. C. Tebet, Maria Cláudia Fragelli, Priscila H. D. Oliveira (orgs)

Análise histórica das creches municipais de São Carlos a partir dos anos 1980. Publicado com o apoio da UNICAMP.

Preço: R$15,00

Leia aqui

HISTÓRIAS DO TEMPO DO VOVÔ

Sebastião de Oliveira Rocha (1892-1956)

Escrito originalmente na década de 1950, o livro trás as aventuras de Rafael e Maria Alba, duas crianças inspiradas nos filhos do autor. Livro ilustrado.

Preço: R$25,00

HISTÓRIAS CURIOSAS DE SÃO CARLOS

Fundação Pró-Memória de São Carlos e Estúdio Lucidi

Coletânea de causos, lendas e personagens que povoam as memórias dos são-carlenses. Livro ilustrado.

Preço: R$15,00

A MORADA DOS MORTOS
Julio R. Osio (DPD-FPMSC)

A morada dos mortos: trata de aspectos históricos dos cemitérios municipais de São Carlos entre 1957 e 1930.

Preço: R$ 25,00

PRAÇAS DE SÃO CARLOS
Divisão de Pesquisa e Divulgação (DPD-FPMSC)

Edição atualizada do livro de mesmo título, lançado em 2014, e que traz informações sobre as diversas praças do Município. A pesquisa, coordenada pela historiadora e chefe da Divisão de Pesquisa e Divulgação, Leila Massarão, vem sendo realizada desde 2004 e é um projeto contínuo da instituição..

Preço: R$ 10,00

A GUERRA CIVIL DE 1932
Museu de São Carlos e DPD-FPMSC

Livro-catálogo da exposição de mesmo nome produzida pelo Museu de São Carlos e que ficou disponível ao público entre maio de 2015 a agosto de 2016.

Preço: R$ 15,00

GUIA DE FUNDOS E COLEÇÕES
Divisão de Arquivo e Documentação (DAD-FPMSC)

O “Guia de Fundos e Coleções” foi desenvolvido pela Divisão de Arquivo e Documentação e traz uma descrição dos principais fundos e coleções documentais que compõem o acervo da FPMSC. Esta é a 3ª edição atualizada do “Guia”.

BONDE DO BALÃO

Fundação  Pró-Memória de São Carlos

Um livreto com o histórico e aspectos curiosos da circulação dos bondes em São Carlos. 2ª Edição.

ASPECTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Um breve histórico da administração pública em São Carlos do final do séc. XIX ao início do séc. XXI. 3ª edição revisada.