Banco de Exposições

A Fundação Pró-Memória procura constantemente realizar projetos expositivos que possam ser montados em outras instituições e ambiências na cidade de São Carlos. Essa preocupação reside tanto na importância em difundir o conhecimento produzido por seus pesquisadores, como forma de ampliar o repertório cultural da população.

Através de nosso Banco de Exposições as instituições e órgãos interessados podem solicitar uma de nossas mostras itinerantes através de procedimentos para empréstimo, articulados com a Divisão de Pesquisa e Divulgação e a Diretoria Administrativa da Pró-Memória.

Para mais informações sobre a itinerância e o empréstimo de exposições, favor contatar pelo telefone 3373-2700, ramal 216, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

As escolas de São Carlos na Primeira República (EMPRESTADA)

A exposição traz um breve apanhado das transformações da educação no período e seus reflexos na cidade. Montada originalmente em 2016

Quantidade: 8 painéis

Tamanho: 80cm x 120cm

Material: lona com ilhós

Necessidades: estrutura para fixação; fixação com abraçadeiras plásticas; área coberta

A Guerra Civil de 1932

A exposição “Guerra Civil de 1932 - São Paulo 9 de julho a 2 de outubro”, foi exibida originalmente no Museu de São Carlos em 2015 e teve como proposta mostrar uma nova perspectiva sobre este evento histórico. Além de apresentar imagens já tradicionais em exposições sobre o movimento constitucionalista de 1932, trouxe como elemento novo uma dimensão reflexiva e até mesmo polêmica, onde a guerra não é exaltada e as controvérsias em torno do tema são postas em confronto, com o intuito de estimular novas interpretações e suscitar discussões que não se voltem apenas para a década de 1930, fazendo parte do debate político da atualidade brasileira.

Quantidade: 23 painéis

Tamanho: 110cm x 150cm

Quantidade: 6 painéis

Tamanho: 50cm x70cm

Material: PVC adesivado

Necessidades: estrutura para fixação; fixação com fita adesiva dupla face; área coberta

A Presença Italiana em São Carlos

Exposição inserida no projeto “A Presença Imigrante em São Carlos”, teve por objetivo a valorização e reconhecimento das várias nacionalidades que formaram o perfil social, cultural e econômico do município. Esta exposição foi refeita em 2013 a partir de uma exposição de 2002 sobre os italianos na cidade, com novos conteúdos de pesquisa.

Quantidade: 13 painéis

Tamanho: 90cm x 110cm

Material: PVC adesivado

Necessidades: estrutura para fixação; fixação fita adesiva dupla face; área coberta

A Presença da Cultura Árabe em São Carlos

Exposição inserida no projeto “A Presença Imigrante em São Carlos”, teve por objetivo a valorização e reconhecimento das várias nacionalidades que formaram o perfil social, cultural e econômico do município. Em 2006 foi escolhida a comunidade árabe para as pesquisas.

Quantidade: 13 painéis

A Presença Negra em São Carlos

Exposição inserida no projeto “A Presença Imigrante em São Carlos”, teve por objetivo a valorização e reconhecimento das várias nacionalidades que formaram o perfil social, cultural e econômico do município. Esta exposição foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e NEAB.

Quantidade: 6 painéis

A Presença Portuguesa em São Carlos

Exposição inserida no projeto “A Presença Imigrante em São Carlos”, teve por objetivo a valorização e reconhecimento das várias nacionalidades que formaram o perfil social, cultural e econômico do município. Em 2010 foi escolhida a comunidade portuguesa para as pesquisas. Esta exposição teve o apoio do São Carlos Clube.

Quantidade: 15 painéis

Igreja Santo Antônio da Vila Prado

Exposição realizada com o apoio a UATI/FESC – Vila Prado e versa sobre a formação do bairro e o papel da igreja Santo Antônio neste processo. A mostra fez parte das atividades em torno do tombamento em nível municipal da igreja como patrimônio histórico são-carlense.

Quantidade: 20 painéis

Tamanho: 60cm x 90cm

Material: PVC adesivado

Necessidades: estrutura para fixação; fixação com cabo de aço; área coberta

São Carlos revelada e outras histórias (RESERVADA)

Criada em 2012, a exposição “São Carlos Revelada” traz reproduções de fotografias de Filemón Pérez, que retratou a cidade entre o final do século XIX e começo do século XX, e imagens atuais dos mesmos logradouros e prédios, capitadas por profissionais da Fundação Pró-Memória. Em 2013, a exposição incluiu reproduções de fotografias de Porceno Marino, conhecido fotógrafo que retratou São Carlos em meados do século XX, destacando as imagens das comemorações do centenário da cidade, em 1957.

Quantidade: 12 painéis

Tamanho: 90cm x 130cm

Material: madeirite em moldura

Necessidades: estrutura para fixação; ganchos resistentes para quadros

A História do Futebol em São Carlos

Exposição realizada com o apoio da Liga São-carlense de Futebol, aborda temas relacionados ao esporte, como os clubes são-carlenses de futebol, grandes times que visitaram São Carlos, campos de futebol, a arbitragem e jogadores ilustres. Montada originalmente em 2009.

Quantidade: 12 painéis