.

Companhia Paulista

Além das questões materiais, a estação ferroviária abriu um novo mundo de técnicas, tecnologias, pessoas, culturas e modos de viver (e trabalhar). Através da máquina do século, a locomotiva, a ferrovia imprimiu novos ritmos a vida das cidades, tanto em questões práticas quanto no imaginário de modernidade que se impunha naquele momento.
O sucesso da empreitada já podia ser observado nos relatos de época da visita do Imperador Dom Pedro II à cidade para a “reinauguração” da estrada de ferro em 1886. A dação do título de Visconde do Pinhal para Arruda Botelho e a presença do imperador na cidade com declarações elogiosas parecem enfatizar o desenvolvimento experimentado após a chegada da estrada de ferro.



Logo nos primeiros anos a atuação da Companhia Paulista em São Carlos fez diversos investimentos foram feitos na região, como a entrega dos ramais de Água Vermelha (1893) e Ribeirão Bonito (1894) e a construção do ramal de Santa Eudóxia (1893), principal área de produção de café no Município.

 

Topo