3ª Semana Nacional de Arquivos

Arquivo Público e Histórico da FPMSC na 3a. Semana Nacional de Arquivos

A 3ª Semana Nacional de Arquivos acontecerá nos dias 6 e 7 de junho, das 9h às 17h, com atividades no Paço Municipal Sesquicentenário e no Auditório Octavio Damiano, na Fundação Pró-Memória de São Carlos, respectivamente.

Com o tema "Desenhando Arquivos", a 3a edição da Semana Nacional de Arquivos na Fundação Pró-Memória de São Carlos-SP abordará o senso de pertencimento e envolvimento da comunidade junto ao seu Arquivo Público e Histórico, seja ele na procura por documentos para comprovação de direitos, cidadania estrangeira ou pesquisa acadêmica, seja no uso dos documentos históricos pelas instituições da Prefeitura.

Para estas reflexões, a programação traz renomadas docentes da USP e profissionais na área: Dra. Ana de Almeida Camargo, da História e Arquivologia, e Dra. Johanna Wilhelmina Smit, da Ciência da Informação, que discutirão a pertinência de se manter os documentos pessoais em Arquivos Públicos e Históricos nos municípios através de uma política municipal voltada para os arquivos públicos, da análise do seu usuário, assim como de que maneira podemos otimizar o compartilhamento, através da descrição, de suas informações.

Quanto à busca de nossos antepassados através de acervos históricos e pessoais, a programação trará genealogistas para falar sobre o funcionamento de ferramentas como o “Family Search” e a trajetória que fizeram para se conseguir a cidadania estrangeira.

Um vídeo com depoimentos dos pesquisadores do Arquivo Público e Histórico de São Carlos sobre o seu relacionamento com o Arquivo e seus documentos históricos sob guarda da Fundação Pró-Memória de São Carlos completam o evento.

Inscrições

Os interessados devem enviar e-mail no endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com nome completo e RG, datas escolhidas do evento e período (manhã, tarde ou dia inteiro) para confirmação de presença.

Mais informações pelo telefone (16) 3373-2700, ramal 222 com Aline Ulrich.

Programação completa

Dia: 06/06/19 | Local: Auditório do Paço Municipal “Sesquicentenário de São Carlos”

Arquivos Públicos e Históricos, documentos pessoais e acesso aos dados

09h00 - Abertura do evento - mesa com as docentesDra. Ana Maria de Almeida Camargo e Dra. Johanna Wilhelmina Smit