Balanço da 3ª Semana Nacional de Arquivos na Pró-Memória

A Semana aconteceu nos dias 6 e 7 de junho, com atividades no Paço Municipal Sesquicentenário e na Fundação Pró-Memória de São Carlos.

As ações promovidas pela Fundação Pró-Memória de São Carlos durante a 3ª Semana Nacional de Arquivos buscaram o senso de pertencimento da comunidade junto ao seu Arquivo Público e Histórico. Com o tema "Desenhando Arquivos" a semana comemorou o Dia Internacional dos Arquivos, celebrado no mundo todo dia 9 de junho, debatendo a transparência e a memória, de acordo com o estabelecido pela declaração da XIX Conferência Ibero-americana de Ministros de Cultura.

No dia 06 de junho, a Pró-Memória levou para o auditório do Paço Municipal palestras das reconhecidas professoras seniores da USP Ana Maria de Almeida Camargo e Johanna Wilhelmina Smit, que debateram sobre os Arquivos Públicos e a importância dos acervos pessoais, a descrição, o usuário e o acesso.

No dia 07 de junho, para discutir Genealogia, levou para o auditório Octavio Carlos Damiano, da Fundação, o casal Adilson do Nascimento e Márcia Helena Mettler do Nascimento, que explanou sobre o programa "Family Search", o professor Stéfano Quintavalle sobre a trajetória para a busca da cidadania italiana e o pesquisador Lineu de Oliveira Bueno junto ao seu filho Lineu, para falar sobre a cidadania portuguesa.

Nos dois dias houve também a apresentação do vídeo "Acervos de Memória e o Arquivo Público de São Carlos", com depoimentos dos pesquisadores sobre o mesmo. O vídeo pode ser conferido pelo canal do Youtube da Fundação Pró-Memória de São Carlos:

O público constituiu-se de profissionais e pesquisadores do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro (SP), Arquivo Público e Histórico de Araraquara (SP), Centro Cultural Museu da Roça de Bueno de Andrada - Araraquara (SP), Fazendas Conde do Pinhal e Santa Maria do Monjolinho, Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais da BCo, Bibliotecária | Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais/DEMa da UFSCar, alunos e Coordenadora do Departamento de Biblioteconomia da mesma universidade. Da Prefeitura municipal de São Carlos, contou com a presença do Diretor-presidente da Prohab e funcionários, e funcionários da Secretaria de Trabalho, Cidadania e Renda. No evento esteve a diretoria da Fundação Pró-Memória de São Carlos e funcionários, sendo a organização e intermediação da documentalista Aline Ulrich.