Fundação Pró-Memória de São Carlos

Fundação Pró-Memória de São Carlos

Ferreomodelismo

Para os amantes dos trens, do ferreomodelismo e das histórias de nossa cidade, a Fundação Pró-Memória indica o site "Lugar do Trem" de José Alfeo Röhm.

A Fundação

A Fundação Pró-Memória de São Carlos, pessoa jurídica de direito público, com prazo de duração indeterminado, foi criada através da Lei n° 10.655, de 12 de julho de 1993, com a finalidade de preservar e difundir o patrimônio histórico e cultural do Município de São Carlos. Entre as atividades que desenvolve está a reunir, conservar e disponibilizar o conjunto de seus documentos originários dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de outros advindos da administração pública direta e indireta, como também de fundos e coleções particulares, de reconhecido valor histórico e cultural; e a de catalogar, inventariar e pesquisar os bens patrimoniais materiais e imateriais de São Carlos.

 

Legislação:

- Criada por meio da Lei Municipal nº 10.655, de 12 de julho de 1993, modificada pelas Leis 10.745/1993, 11.299/1997 e 11.874/1998;

- Consolidada pela Lei nº 13.002/2002;

- Modificada em sua estrutura administrativa e na composição de seus conselhos curador e fiscal através das leis nº 14.840/2008, 16.000/2012 e 17.612/2015.

Transparência

A Fundação Pró-Memória disponibiliza aos cidadãos, em fácil acesso, todas as informações referentes às suas despesas e receitas. Aqui, você pode acompanhar tudo o que a fundação arrecada e como esses recursos são aplicados nos serviços prestados à população.

Com a promulgação da Lei Federal 131/2009, todos os municípios, estados, distrito federal e União, em todos os poderes foram obrigados a disponibilizarem, em tempo real, informações pormenorizadas acerca da receita e despesa pública, incluindo: valores, empresa contratada, número do processo, modalidade de contratação, etc.

Participe, fiscalize e contribua para que São Carlos esteja melhor a cada dia!

Museu de São Carlos

O Museu de São Carlos está localizado na estação ferroviária, na Praça Antônio Prado, s/n.
Trabalha atualmente com exposições temáticas, que podem ser de curta ou longa duração. Recentemente o Museu encerrou a mostra da exposição "A Guerra Civil de 1932" e ficará fechado até o começo de outubro, quando uma nova exposição
será aberta ao público.
O Museu funciona de Terça a Sexta das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.
Aos Sábados, Domingos e Feriados nosso horário de funcionamento é das 10h às 16h.

Esperamos por vocês!

 

Legislação:

- Lei de criação n.º16284 de 25 de Julho de 2012

- Plano Museológico 2013 – 2018

- Regulamento do Museu de São Carlos – Ato de secretaria de 4 de Março de 2016

- Nomeação da Comissão de Política de Acervo (2016 – 2018) – portaria 019 de 17 de Outubro de 2016

- Política de Acervo

 

 

Exposição em Cartaz


 

 

A exposição “Somos esporte!” retrata a história das práticas do corpo na cidade de São Carlos e algumas das diferentes formas de interação da população são-carlense com elas. Partindo da história do esporte no Brasil atrelada a importantes acontecimentos políticos nacionais, faz uma abordagem do esporte desde as corridas de cavalo nos hipódromos no final do século XIX, até as práticas da atualidade.

 

Parte do acervo exposto pertence ao Museu de São Carlos, e a outra parte é resultado da parceria com atletas e instituições, os quais nos confiaram seus objetos para que pudéssemos materializar este projeto.

 

Conselhos

COMDEPHAASC

O Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de São Carlos – COMDEPHAASC – é um órgão paritário, responsável pela defesa do patrimônio histórico, artístico e ambiental do Município criado pela Lei nº13.857 de 18 de agosto de 2006.

Cabe ao COMDEPHAASC deliberar, fiscalizar e propor diretrizes sobre os bens imóveis, móveis ou imateriais que apresentem interesse histórico, artístico ou ambiental para o Município visando sua preservação, além de indicar novas áreas e bens de interesse histórico-cultural para inclusão no Inventário de Bens Patrimoniais do Município de São Carlos ou para tombamento.

O COMDEPHAASC é composto por dezoito conselheiros e seus suplentes, sendo nove representantes de órgãos governamentais e nove representantes da sociedade civil. O mandato dos representantes é de dois anos.

 

CONSELHO CURADOR E FISCAL

O Conselho Curador é o órgão deliberativo a que compete o exame, a proposição e a aprovação das atividades desenvolvidas pela instituição. O Conselho Curador é integrado pelo Diretor-Presidente da Fundação - membro nato, que o presidirá - e por seis Conselheiros, cada qual com seu suplente, todos indicados pelo Prefeito, sendo três membros pertencentes ao Poder Público e três membros pertencentes à sociedade civil com atuação nas áreas de conhecimento pertinentes às finalidades da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

O Conselho Fiscal é o órgão independente, responsável pelo exame das contas da Fundação, o orçamento e eventuais modificações, assim como pelo acompanhamento da execução orçamentária e recomendar ao Conselho Curador sua aprovação ou rejeição. O Conselho Fiscal é composto por três membros titulares e três suplentes, todos indicados pelo Prefeito, sendo dois membros pertencentes ao Poder Público e um membro pertencente à sociedade civil.

Arquivo

ARQUIVO PÚBLICO E HISTÓRICO (APH-FPMSC)

Gerido pela Divisão de Arquivo e Documentação da Pró-Memória, o APH-FPMSC oferece atendimento ao público geral, pesquisadores, órgãos públicos e privados que precisem de documentos que compõe seus acervos ou necessitem de pesquisas em sua biblioteca de apoio.

São alguns dos documentos do acervo:
- Certidões de óbitos (1896-2013)
- Processos de habilitação de casamento (1890-1993)
- Processos Administrativos da Prefeitura de São Carlos (1934-1982)
- Fundos privados (Álvaro Guião, Mário Tolentino, Octavio Damiano, Família Patrizzi)
- Fundo CBT (prontuários e fichas de registro de funcionários)
- Processos, atas e outros documentos da Câmara Municipal
- Hemeroteca (coleção de jornais da cidade)

Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às17h.
Atendimento a distância pelo telefone (16) 3373-2709 ou pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Museu de Pedra "Tinho Leopoldino".

Localizado no Distrito de Santa Eudóxia, O Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” foi criado em 2008 e recebeu este nome em homenagem a Ayrton Salvador Leopoldino Júnior, agropecuarista que passou grande parte de sua infância no distrito de Santa Eudóxia.

Sua construção foi realizada pelo artesão Nilson, [Dito Pedra], de Paranapanema, famoso por seus trabalhos em pedra-ferro. As paredes internas, o madeiramento e a cobertura originais foram feitos pelo pedreiro Severino Leandro, o Biu.

A pedra-ferro utilizada na sua construção veio da Fazenda Figueira-Branca, doada pela Família Ribeiro. Os tijolos das paredes internas e o piso, este último substituído na última reforma, são provenientes da fazenda Paraguai, doados pela Família Hildebrand. A cobertura, as portas e as janelas de madeira foram doação da família Leopoldino, proprietária da indústria Bandeirantes de móveis.

Todas as peças que compõem o acervo do museu foram doadas pelas famílias de Santa Eudóxia e documentam os ofícios tradicionais desenvolvidos ao longo da história do local, ligados ao ciclo do café e ao trabalho rural; momentos de lazer da comunidade, como o futebol, e ao cotidiano do distrito.

Em 2013 a Fundação Pró-Memória empreendeu uma reforma nas instalações do Museu e inaugurou uma nova exposição de longa duração que retrata a história do distrito desde a sua fundação em meados do séc. XIX, até o seu desenvolvimento ocasionado, principalmente, pela cafeicultura, imigração e ferrovia, a exposição “Santa Eudóxia entre o rural e o moderno".

O Museu funciona de Quarta à Sexta das 9h às 15h e aos Sábados das 9h às 16h.

Esperamos por vocês!

 

Legislação:

- Lei de criação n.º14537 de 26 de Junho de 2008

- Plano Museológico 2015 – 2020

Arquivo Intermediário

ARQUIVO INTERMEDIÁRIO - FPMSC


Disponível para a consulta de processos administrativos do ano de 1983 a 2007.


Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.
Endereço: Rua São Joaquim, 43, Vila Monteiro, São Carlos (próximo a Rua Raimundo Correa). Telefone: 3415-4447.

Edital do Concurso de Monografia 2016 - 2017

 Para acessar o edital, clique aqui.

 

Topo