.

Projetos Finalizados

Projetos finalizados 2015-2016

 

- Projeto “Cemitério Nossa Senhora do Carmo” - Fase 1: A Fundação Pró-Memória de São Carlos, através da Divisão de Pesquisa e Divulgação, tem desenvolvido, desde o ano de 2015, um extenso trabalho de pesquisa em torno da história e do patrimônio dos cemitérios municipais de São Carlos, em particular do cemitério Nossa Senhora do Carmo, no período compreendido entre 1890 e 1930.

Em 29 de novembro de 2016, a FPMSC lançou o primeiro produto deste projeto, o livro “A Morada dos Mortos”, de Júlio Roberto Osio – sociólogo e pesquisador da Fundação desde sua criação, em 1993.


A partir de uma abordagem histórica e de um sistemático levantamento fotográfico, Osio construiu uma história do cemitério municipal Nossa Senhora do Carmo, apresentando vários temas relacionados a este patrimônio.


Fundado em 1890, o cemitério Nossa Senhora do Carmo é testemunha das diversas transformações experimentadas entre o final do Império e a República Velha no Brasil.
As mudanças políticas promovidas pela secularização dos campos de enterramento refletiram diretamente nos comportamentos religiosos e sociais, no comércio e na arte fúnebre. Estas alterações podem ser observadas nos diferentes documentos produzidos, desde papéis oficiais até a materialidade dos túmulos remanescentes.


O projeto, ainda em execução, prevê uma nova publicação a ser editada em 2019.


O livro “A morada dos mortos” já está disponível para aquisição na loja do Museu de São Carlos, localizado na estação ferroviária da cidade, sede da FPMSC.


 

Fase 2

 

Baseada no livro “A Morada dos Mortos”, do pesquisador da FPMSC Júlio Roberto Osio, lançado em 2016, foi desenvolvida e disponibilizada ao público a exposição "A morada dos mortos". Montada no Velório Municipal de São Carlos, ao lado do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, a mostra ficará disponível ao público até 2019.

 

Fase 3

 

Em Janeiro de 2020 foi lançada a última publicação referente ao projeto "Cemitério Nossa Senhora do Carmo", o livro "Práticas Fúnebres em São Carlos", de Júlio Roberto Osio. A publicação trata das atitudes e ações diante da morte, observando as permanências e transformações das práticas funerárias e como elas se refletem na história local. O livro ainda traz um pouco mais da história dos cemitérios da cidade, em particular o Santo Antonio de Pádua e o Memorial Jardim da Paz, territórios muito mais recentes do que os explorados no primeiro livro de Osio, publicado pela FPMSC, “A morada dos mortos”.

 

 

 

 


- Projeto “Estação Ferroviária de São Carlos”: pesquisas arquitetônicas, históricas, levantamento fotográfico e confecção de desenhos e plantas pertinentes à estação ferroviária de São Carlos foram realizados visando aprofundar o conhecimento sobre este importante patrimônio construído da cidade e instrumentalizar o processo de tombamento do complexo ferroviária da estação, realizado em dezembro de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta pesquisa, as três divisões da Pró-Memória, com a coordenação da Diretoria de Patrimônio Cultural, trabalharam em conjunto e redigiram o “Relatório de Tombamento da Estação Ferroviária de São Carlos” que serviu de subsídio para a publicação do livro “Fogo e Vapor: aspectos da história de São Carlos a partir da ferrovia”.

O livro “Fogo e Vapor” traz, além dos dados compilados no relatório de tombamento, histórias e informações sobre momentos históricos importantes da cidade, analisados a partir de sua relação com o complexo ferroviário. A obra permite vislumbrar aspectos da formação e desenvolvimento da cidade em diferentes momentos no ritmo da história da ferrovia, em particular nas transformações que sofre e que provoca em seu entorno.

 "Fogo e Vapor: aspectos da história de São Carlos a partir da ferrovia” está disponível para aquisição na loja do Museu de São Carlos, localizado na plataforma da estação ferroviária.

 

 

 

 

 

Projetos Especiais

- Projeto ProAc Editais - “Adequação da área de guarda, de exposição e de manuseio das coleções do Museu de São Carlos” (proponente: Instituto Janela Aberta)

O projeto possibilitou a compra dos seguintes equipamentos e seus suplementos e refis para as diferentes áreas do Museu de São Carlos, beneficiário da proposta do Instituto Janela Aberta


RESERVA TÉCNICA

Data Logger Termo-higrometro wireless calendário hora com conexão com PC e Soft

Transmissor Termohigrometro wireless

Umidificador de ar

Desumidificador de ar

Ventiladores

Insuflador de ar

 

 

 

 

 LABORATÓRIO DE PRESERVAÇÃO/CONSERVAÇÃO

 Lupa de bancada

 Extrator de partículas de bancada

 Ventiladores

 Luxímetro

 

SALAS DE EXPOSIÇÕES

Data Logger Termo-higrometro wireless calendário hora com conexão com PC e Soft

Transmissor Termo-higrometro wireless

Umidificador de ar

Desumidificador de ar

Ventiladores

 

 

 

 
Como contrapartida, a FPMSC investiu na produção de uma publicação educativa sobre o trabalho desenvolvido na reserva técnica de um museu e a produção de 3 vídeos: “História da família; Conservação de acervos”; e “Tour pela reserva técnica do Museu de São Carlos”. O primeiro material está disponível na FPMSC para distribuição e os vídeos são acessível nos canais da FPMSC e do Instituto Janela Aberta no YouTube. O projeto deve ser finalizado oficialmente em 2022.

 


- Projeto “Plataforma Online: arquitetura italiana no Estado de São Paulo (1890-1950)”. Chamamento Público 006/2021 do CAU-SP (proponente: Instituto Janela Aberta)

 O Projeto tem por objetivo elaborar e propiciar o livre acesso a uma produção, na sua grande maioria de extração eclética, pouco conhecida, reconhecida e desqualificada pela historiografia da Arquitetura e do Urbanismo Brasileiros. Várias cidades do interior paulistas estarão envolvidos através de instituições de ensino superior, pesquisa e patrimônio. O projeto prevê a criação da plataforma e lançamento de uma exposição.

A FPMSC, através da historiadora Leila Massarão, tem trabalho oferecido trabalhos de pesquisa e apoio para a execução do conteúdo sobre São Carlos na plataforma.

O projeto deve ser executado entre dez/2021 a ago/2022.

 


- Projeto “Memórias Negras em São Carlos”.

Responsável: IAU-USP. Coordenação Profª Drª Eulalia Portela Negrelos – IAU/USP, Profª Drª Joana D’Arc de Oliveira – IAU/USP/PART, e Edison Santiago de Almeida – Coordenador da Seção de Atividades Culturais – PUSP do Centro Cultural da Universidade de São Paulo, Campus São Carlos.

Em andamento.

 


- Projeto “Pesquisa, Documentação e Comunicação do Patrimônio Histórico Eclético de São Carlos por meio de Tecnologia Digital 2D e 3D”

Desenvolvido pela SAPIENZA Università di Roma em acordo Internacional com o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP São Carlos).

O projeto tem como objetivo a documentação do patrimônio histórico eclético (final do sec. XIX e início do sec. XX) do Município de São Carlos por meio da pesquisa, coleta, análise, sistematização e geração de dados 2D (textos e peças gráficas, plantas, cortes e fachadas) e 3D (modelos digitais gerados por fotogrametria e nuvem de pontos) e a acessibilidade aos dados sobre o patrimônio pela sociedade, por meio de tour virtual, QR code e alimentação do site da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

A historiadora Leila Maria Massarão e o arquiteto Rodrigo Peronti Santiago foram integrados ao projeto como pesquisadores e apoiadores técnicos representando à FPMSC.

Em andamento.

 


- Projeto de Segurança e Combate a Incêndios

O projeto técnico teve por finalidade a implantação de dispositivos de segurança e combate a incêndios no edifício da Estação Ferroviária de São Carlos.

Esses dispositivos são necessários de acordo com o enquadramento do edifício (dimensão e ocupação) e exigidos pelo Decreto Estadual No. 56.819/2011 que institui o regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo e estabelece outras providências.

Foram instalados e sinalizados saídas de emergência, iluminação de emergência, alarme de incêndio, extintores, hidrantes, reservatório de água, entre outros elementos exigidos.

Todas as intervenções foram executadas e, agora, aguardam a vistoria final do Corpo de Bombeiro para emissão do alvará.

 

O projeto e execução dos serviços foram feitos a partir de recursos municipais.

 


 - Prêmio Memorial Digital - Instituto Brasiliana/PETROBRÁS

A Fundação Pró-Memória de São Carlos concorreu com outras 19 instituições públicas e privadas de todo o país e foi classificada no Prêmio Memória Digital, do Instituto Brasiliana/Petrobrás. As instituições selecionadas receberam treinamento e equipamentos para a montagem de um laboratório de digitalização, de acordo com os princípios da Carta do Recife.

A Pró-Memória recebeu em comodato equipamentos para digitalização, preservação e mapeamento de coleções fotográficas históricas de São Carlos, que contém peças de fotógrafos reconhecidos nacionalmente, como Hugo Graeser, que foi fotógrafo do IPHAN. A digitalização permitiu o processamento de aproximadamente 40.000 imagens que foram catalogadas e disponibilizadas em espaços virtuais. O projeto foi finalizado em novembro de 2017.

Projetos Desenvolvidos

 

A Fundação Pró-Memória realiza pesquisas sobre a história e a memória do Município e desenvolve projetos como o de História Oral e das memórias das diferentes etnias que compõem a sociedade local. Através de suas Divisões, a instituição tem sido responsável pela elaboração de exposições, publicações, oficinas, palestras, entre outras iniciativas que visam à divulgação do patrimônio local.A Divisão de Pesquisa e Divulgação é responsável por diferentes pesquisas sobre a história e as memórias locais. Dentre as pesquisas hoje em desenvolvimento temos:

 

- Projeto “São Carlos e seus ofícios: história do trabalho e suas relações sociais”: desenvolvido pela equipe técnica do Museu de São Carlos, este projeto pretende, partindo de três grandes eixos, como urbanização, industrialização e tecnologia, traçar os ofícios que se desenvolveram na cidade e as relações sociais que advieram deles. O objeto principal é levar os diversos públicos a conhecerem e se reconhecerem nos ofícios que serão tratados ao longo da exposição, humanizando a história do trabalho, dando destaque aos ofícios e aos trabalhadores. A pesquisa será feita a partir fontes primárias (jornais, documentos, fotografias) e secundárias (livros, artigos, dissertações e teses) e entrevistas (recursos da história oral). Este projeto levará a criação e produção da exposição "Laborar: o trabalho em São Carlos" do Museu de São Carlos (2022).

 

- Projeto “História do distrito de Água Vermelha”: desenvolvido pela equipe técnica da divisão de Pesquisa e Divulgação da Fundação Pró-Memória e do pesquisador independente João Pedro Volante, o projeto pretende produzir uma exposição virtual. Previsão: 2022-2023.

 

- Projeto “O Cinema em São Carlos”: organizado pelo pesquisador Júlio Roberto Osio (DPD-FPMSC), o projeto visa recuperar a história dos cinemas em São Carlos, seus prédios e personagens. Previsão: 2022-2023.

 

- Projeto “A presença espanhola em São Carlos”: desenvolvido pela equipe técnica da divisão de Pesquisa e Divulgação da Fundação Pró-Memória, este projeto retoma os trabalhos sobre a presença imigrante na cidade. Além do levantamento documental, iconográfico e teórico sobre a imigração espanhola, as pesquisas pretendem alcançar os descendentes residentes em São Carlos através do projeto de história oral. Previsão: 2023-2024.


- Inventariamento da peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Babilônia:em 2017, a igreja de Nossa Senhora da Babilônia comemorará 150 anos, e por sua importância cultural para a cidade de São Carlos a Pró-Memória deu início ao processo de inventário de preservação e proteção do Caminho de Babilônia, patrimônio material e imaterial de São Carlos.Inventário é uma descrição detalhada do patrimônio, material e imaterial. É um estudo minucioso de todas as características, paisagens, bens materiais, tradições, modos e costumes relacionados ao bem. Tem por objetivo colher o maior número de informações possíveis para que se possa, a partir dele, fazer estudos de preservação, arquivar informações e criar leis e instrumentos legais de preservação para a manutenção do bem e da cultural relacionada a este.Trabalha-se com fontes arquivísticas, bibliográficas, levantamentos em campos, fotos, entrevistas e tudo que possa gerar o quadro mais completo.

 

- Praças de São Carlos: projeto permanente da instituição, realiza o levantamento e pesquisa sistemático sobre a criação, implantação e histórico das praças públicas municipais. A pesquisa já gerou duas publicações: "Praças de São Carlos", 1ª edição de 2014, que se esgotou rapidamente; e "Praças de São Carlos", 1ª edição ampliada de 2016. Em 2023, uma nova publicação atualizada será lançada.

 

- Imóveis de interesse histórico: projeto permanente da instituição, promove pesquisas sobre os imóveis de interesse histórico do município, assim como outras áreas e edificações de interesse para o patrimônio local. As pesquisas realizadas no escopo deste projeto apoiam, principalmente, os trabalhos da Divisão de Preservação do Patrimônio Material e Imaterial da Pró-Memória.

 

Projetos da Pró-Memória

A Fundação Pró-Memória realiza pesquisas sobre a história e a memória do Município e desenvolve projetos como o de História Oral e das memórias das diferentes etnias que compõem a sociedade local. Através de suas Divisões, a instituição tem sido responsável pela elaboração de exposições, publicações, oficinas, palestras, entre outras iniciativas que visam à divulgação do patrimônio local.

 

Topo