Fundação Pró-Memória de São Carlos

Fundação Pró-Memória de São Carlos

A Conservação do Monumento à Maurren Maggi

O monumento em homenagem à Maurren Maggi foi inaugurado em dezembro de 2008. A atleta são-carlense foi campeã no salto em distância na Olimpíada de Pequim 2008.

Infelizmente, o mesmo vem sofrendo inúmeros atos de vandalismo como pichações e depredações.

A Fundação Pró-Memória de São Carlos faz, periodicamente, a avaliação do estado de conservação dos monumentos nas praças públicas da cidade e toma as devidas providências visando sua preservação.

Porém, tais atos estão cada vez mais recorrentes, dificultando muito as ações preventivas.

Nesse último episódio foi feito a retirada dos resíduos de tinta e aplicado um verniz que protege e facilita a limpeza de futuras pichações.

Salientamos que, enquanto não houver uma conscientização por parte da população e das autoridades da necessidade de se preservar o bem público e os espaços de memória e história da cidade, qualquer ação passa a ter apenas o efeito paliativo.

 

 

Processo Seletivo de Bolsas - 2017

ABERTA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA A FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA

 

O processo seletivo da Pró-Memória têm vagas disponíveis e cadastro de reserva para bolsas-pesquisa 20h nas áreas de Biblioteconomia, Arquitetura e Urbanismo, Humanidades e Comunicação.

As inscrições acontecem de 11 de outubro a 15 de novembro de 2017 pelo site http://www.consesp.com.br.

O edital pode ser acessado AQUI ou no Diário Oficial do Município do dia 06 de outubro de 2017.

 

 

 

Concurso de Monografias 2016 - 2017

DIVULGADAS AS MONOGRAFIAS DEFERIDAS


A comissão organizadora do Concurso Anual de Monografias da Fundação Pró-Memória divulgou a lista de monografias deferidas. As monografias agora serão enviadas para a Comissão Julgadora para análise e definição dos vencedores.

As monografias deferidas são:

TÍTULO: ESCRAVIDÃO E LIBERDADE: TRAJETÓRIA SOCIAL E CULTURAL DA POPULAÇÃO NEGRA NO PERÍODO PÓS-ABOLIÇÃO EM SÃO CARLOS (1888-1930)

PSEUDÔNIMO: AMELINHA

 

TÍTULO: DOMINGO NO PARQUE: A APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE SOCIABILIDADE E NA PRODUÇÃO CULTURAL

PSEUDÔNIMO: LUIZA ADRIANZEN

 

TÍTULO: A POLÍCIA MILITAR NO ASPECTO CULTURAL E SOCIAL PARA O MUNICÍPIO

PSEUDÔNIMO: SHODAN

 

10º São Carlos Matsuri

VEM AÍ O 10º SÃO CARLOS MATSURI!!!


O evento acontece na Praça do Mercado Municipal nos dias 16 e 17 de setembro, das 12h às 22h e das 12h às 20h, respectivamente.

Tradicional festival japonês da cidade, o São Carlos Matsuri está em sua 10ª edição e traz arte, cultura e a gastronomia daquele país. Durante os dois dias do evento, o público pode participar de oficinas de desenho, adquirir produtos orientais junto aos expositores, saborear pratos típicos na área de alimentação e conferir apresentações de artes marciais, dança, taikô, cosplay e karaokê.

 

Confira a programação:

Sábado (16)

12h – INÍCIO DAS ATIVIDADES

14h30 – Abertura oficial

15h - Apresentação de Kendô com a Associação São Carlos de Kendô

16h - Grupo de cantores do Karaokê da ACENB

17h – Apresentação de dança com o Kodomo no Kai (grupos de crianças da comunidade)

18h – Apresentação de karatê com o Kenkojuku Karatê Do

18h30 – Cantores, dançarinos e taikô da Associação Agro-Cultural e Esportiva de Guatapará/SP

19h30 – Apresentação musical do Grupo Todos Nós

20h15 - Dança contemporânea japonesa com o Kaizen Yosakoi Soran

21h - Yanagi Taiko

22h – ENCERRAMENTO

 

Domingo (17)

12h – INÍCIO DAS ATIVIDADES

15h – Apresentações de dança com o grupo de senhoras Tomo no Kai

16h – Cantores do Jplay Karaokê

 17h – Tomo no Kai

 18h – Apresentação do grupo Cosplay's de Sanca

 18h30 – Bon Odori (dança circular)

 19h – Matsuri Dance (dança circular)

 20h – ENCERRAMENTO

 

 

Nossa Senhora da Babilônia

PRÓ-MEMÓRIA INICIA O INVENTARIAMENTO DA PEREGRINAÇÃO À APARECIDINHA DA BABILÔNIA


No Próximo dia 15 de agosto, a equipe técnica da Pró-Memória inicia o inventariamento da peregrinação à Aparecidinha da Babilônia com o registro da procissão que sairá do Balão do Bonde, na Vila Nery, e se dirigirá ao Santuário de Nossa Senhora da Babilônia. Os interessados poderão acompanhar o grupo que sairá às 5h em direção ao Santuário para a missa das 9h, que este ano será celebrada pelo Bispo de São Carlos. O inventariamento promoverá o registro do caminho utilizado pelos devotos e observação de práticas devocionais da peregrinação. Este ano, o Santuário de Nossa Senhora da Babilônia comemora 150 anos de existência.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tombamentos Estaduais em São Carlos

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SÃO CARLOS E MAIS SEIS IMÓVEIS SERÃO TOMBADOS PELO CONSELHO ESTADUAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO


O CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo) publicou no Diário Oficial do Estado de 1º de Julho a aprovação do relatório de tombamento de vários imóveis localizados na cidade de São Carlos.

O relatório pediu o tombamento dos seguintes edifícios:

 

- Estação Ferroviária de São Carlos, sede da Fundação Pró-Memória;

- Palacete Bento Carlos, localizado na Rua 13 de Maio;

- Prédio da Societá Dante Alighieri, hoje ocupado pelo CDCC-USP;

- Edifício Euclides da Cunha, antigo Fórum e Cadeia, hoje sede da Câmara Municipal;

- EEPG Eugênio Franco, segundo grupo escolar criado em São Carlos no começo do século XX;

- Praça Cel Paulino Carlos, antigo Jardim Público, de fronte à Catedral de São Carlos;

- Palacete do Visconde da Cunha Bueno, localizado na Rua 13 de Maio.

 

Segundo a legislação estadual de preservação, aos edifícios tombados ou em processo de tombamento é assegurada, desde o início da tramitação, sua preservação até decisão final da autoridade competente, ficando proibida qualquer intervenção que possa vir a descaracterizar os referidos bens, sem prévia autorização do CONDEPHAAT, podendo ser punido com ações penais, administrativas e civis.

Os trâmites para a publicação da Resolução que tombará definitivamente os edifícios são-carlenses estão em andamento e deverão ser publicados em breve.

 

 

Fundação Pró-Memória, 24 anos

12 DE JULHO, A FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA COMEMORA 24 ANOS!

A Fundação Pró-Memória de São Carlos foi criada através da Lei n° 10.655, de 12 de julho de 1993, com a finalidade de preservar e difundir o patrimônio histórico e cultural do Município de São Carlos.

Entre as atividades desenvolvidas por sua equipe técnica está reunir, conservar e disponibilizar o conjunto de seus documentos originários dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de outros advindos da administração pública direta e indireta e fundos e coleções particulares, de reconhecido valor histórico e cultural.

A Pró-Memória ainda é responsável por catalogar, inventariar e pesquisar os bens patrimoniais materiais e imateriais de São Carlos, desenvolver pesquisas sobre a história e as memórias locais e produzir materiais diversos sobre a cidade.

 

Monumentos de São Carlos

A IMPORTÂNCIA DOS MONUMENTOS PARA A MEMÓRIA DA CIDADE

A construção e preservação dos monumentos, sejam eles prédios, obras de arte, bustos ou estátuas, estão diretamente ligadas à ideia de perpetuar a memória, garantindo a existência de lembranças de acontecimentos e personagens de diferentes momentos da nossa história nos espaços públicos.

Por isso é comum que esses monumentos estejam localizados em praças e passagens públicos da cidade, que são pontos de encontro e circulação de pessoas e, assim, locais privilegiados para a presença desses símbolos e sua divulgação.

Contudo, tem sido cada vez mais comum a depredação, a pichação e o furto de monumentos. O prejuízo que daí vem não é apenas aos cofres públicos e, consequentemente, ao dinheiro do contribuinte, mas também à memória coletiva, revelando o desprezo com o bem público e com a história local.

A Fundação Pró-Memória trabalha há mais de duas décadas buscando não apenas a conservação da memória e da história local, inclusive preservando os monumentos existentes na cidade, mas também promovendo ações que buscam mostrar aos são-carlenses a importância de sua história e como sua participação no processo de conservação é relevante.

Contar com o zelo da população pelo bem público e pelas memórias nele inseridas é primordial para garantir a existência de uma cidade saudável e que procura fortalecer sua cidadania.

 

 

Exposição "Fundação Pró-Memória de São Carlos"

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE SÃO CARLOS” E COMEMORAÇÃO DOS 24 ANOS DA INSTITUIÇÃO


Na quarta-feira, dia 12 de julho, foi realizada a abertura da exposição “Fundação Pró-Memória de São Carlos: São Carlos preserva sua memória para não esquecer seu futuro”. Na ocasião, os funcionários da instituição comemoraram o aniversário de 24 anos da Pró-Memória.

O evento ainda contou com a presença da vereadora Laíde que sempre apoia e prestigia os trabalhos da Fundação Pró-Memória.

A exposição está montada na plataforma da estação ferroviária e disponível ao público até outubro de 2017.

 

 

Topo