Fundação Pró-Memória de São Carlos

Fundação Pró-Memória de São Carlos

APAE Visita a Pró-Memória

ALUNOS DA APAE SÃO CARLOS VISITAM A PRÓ-MEMÓRIA

No último dia 19 de abril, alunos da APAE São Carlos visitaram a sede da Fundação Pró-Memória. Os visitantes foram guiados pela exposição do Museu de São Carlos, além de conhecer a maria-fumaça estacionada na plataforma e o Jardim da Estação.

A visita da APAE à estação ferroviária demonstra a importância das obras e ações empreendidas pela Pró-Memória para a adequação do espaço para todos os públicos e a preparação dos funcionários para a sua recepção.


Sobre as visitas à estação

A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o público em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 313 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

1ª Reunião RA Central SISEM-SP

REPRESENTANTES DA PRÓ-MEMÓRIA PARTICIPAM DA REUNIÃO DO SISEM-SP NA REGIÃO

 

Membros da equipe técnica do Museu de São Carlos, sob gestão da Pró-Memória, participaram da primeira reunião anual da RA Central do SISEM-SP. O evento aconteceu na cidade de Porto Ferreira no último dia 19 de abril.

A reunião teve uma apresentação do SISEM-SP para os participantes; esclarecimentos sobre o Cadastro Estadual de Museus, a ser realizado nos próximos meses; e a definição de Descalvado como a próxima cidade a receber uma oficina oferecida pelo Museu da Imigração à RA Central.

Na segunda parte da reunião, a historiadora Vanessa Dias, do Museu de São Carlos, realizou a oficina “Acessibilidade e audiodescrição em Museus”, seguida se uma atividade prática no Museu Histórico Pedagógico Prof. Flávio da Silva.

A próxima reunião regional do SISEM-SP deve acontecer no meio do ano na cidade de Descalvado.

 

As regionais do SISEM-SP

 

As regionais do SISEM-SP foram criada para compartilhar e debater os objetivos estratégicos setoriais e mobilizar as diferentes regiões do Estado O SISEM-SP conta com um Grupo de Trabalho composto por 32 representantes regionais (dois representantes para cada uma das 14 Regiões Administrativas e duas Regiões Metropolitanas).

Os representantes são eleitos, a cada dois anos, no Encontro Paulista de Museus e atuam, em conjunto com o GTC SISEM-SP, na definição das prioridades e no planejamento das ações do SISEM-SP para área museológica nas suas respectivas regiões.

São Carlos faz parte da Região Central, composta por 26 municípios.

 

Aviso de Licitação II

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 01/2017

PROCESSO Nº 41/2017

 

A FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE SÃO CARLOS torna público para conhecimento de todos os interessados que no dia e hora abaixo indicados, será realizada licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo “MENOR PREÇO POR LOTE”, destinada exclusivamente para participação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

O objeto deste Pregão Eletrônico é a aquisição de equipamentos para laboratório de conservação e restauro de documentos e peças museológicas, conforme características e especificações constantes no Edital deste Pregão Eletrônico e seus Anexos, utilizando verba do Convênio nº 793.454/2013, celebrado em 30/12/2013 entre o Ministério da Cultura – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Fundação Pró-Memória de São Carlos. O Pregão Eletrônico será realizado em sessão pública, por meio de sistema eletrônico de comunicação pela INTERNET. O sistema referido utiliza recursos de criptografia e de autenticação que asseguram condições adequadas de segurança em toda etapa do certame.

O edital está disponível aqui

A informação dos dados para acesso deve ser feita na página inicial no site do Banco do Brasil S.A., www.bb.com.br, opção Licitações, ou diretamente em www.licitacoes-e.com.br.

 

Aviso de Licitação

Contratação de empresa especializada para instalação de piso de alerta e direcional (piso tátil) para pessoas portadoras de necessidades especiais (PNER) na plataforma do prédio da antiga Estação Ferroviária – Sede da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

 

EDITAL DE CONVITE DE PREÇOS N° 01/2017

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 053/2017

Faço público, de ordem do Senhor Diretor-Presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, que se acha aberta licitação na modalidade de CONVITE do TIPO MENOR PREÇO, sob regime de empreitada por preço global, destinado exclusivamente para participação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, visando a contratação de empresa especializada para instalação de piso de alerta e direcional (piso tátil) para pessoas portadoras de necessidades especiais (PNER) na plataforma do prédio da antiga Estação Ferroviária – Sede da Fundação Pró-Memória de São Carlos, conforme características e especificações constantes no Edital deste Convite e seus Anexos, utilizando verbas do Convênio Nº 793454/2013, celebrado em 30.12.2013, entre o Ministério da Cultura -Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN e a Fundação Pró-Memória de São Carlos.

O Edital na íntegra poderá ser retirado mediante solicitação por e-mail com identificação da empresa, telefone e pessoa para contato para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pessoalmente na Fundação Pró-Memória de São Carlos, situada à Praça Antonio Prado, s/n – São Carlos/SP, (antiga estação ferroviária), fone (16) 3373-2702, até o dia 18/04/2017. Os envelopes nºs 01 e 02 serão recebidos na Sala de Licitações da Fundação Pró-Memória de São Carlos até as 14:00 horas do dia 18 de abril de 2017, quando, após o recebimento, iniciar-se-á a sessão de abertura.

 

São Carlos, 03 de abril de 2017.

 

Adriana Queiroz

Presidente da Comissão de Licitações

 

Visitas à Pró-Memória Aumentam com o Início das Aulas

A Fundação Pró-Memória, sediada na estação ferroviária de São Carlos, tem experimentado um aumento significativo de seus visitantes com o reinício das aulas na cidade. Tanto alunos do ensino fundamental e médio quanto estudantes universitários estiveram visitando o Museu de São Carlos, o Arquivo Público e Histórico e a estação nas últimas semanas e a estimativa é que o movimento continue.
"Temos muitas pessoas que vem visitar a Fundação Pró-Memória, mas é destacada a presença dos estudantes da cidade e de fora. O montante de visitas agendadas já se avolumou nas últimas semanas e deve se prolongar pelos próximos meses", destaca o diretor-presidente da Pró-Memória, Bruno Turci.
Apenas na última semana, a Pró-Memória recebeu alunos das escolas Oca dos Curumins e Educare e os universitários do Programa de Educação Tutorial em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar. Essa semana ainda visitaram a estação os representantes da Corporate Service Corps, programa da IBM para o desenvolvimento de lideranças globais, que veio para São Carlos com consultores de dez países (China, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Irlanda, República Checa e Turquia).

 

Sobre as visitas à estação

A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o púbico em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 313 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Pró-Memória Realiza Visita Técnica para Alunos da UFSCar

No último dia 28 de março, os técnicos da Fundação Pró-Memória receberam os alunos do Programa de Extensão Tutorial em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar para uma visita técnica às suas dependências. Os alunos foram guiados pela área expositiva e reserva técnica do Museu de São Carlos e às áreas de atendimento e guarda do Arquivo Público e Histórico. A proposta dos profissionais da Pró-Memória foi apresentar as diferentes frentes de trabalho executados pela instituição no trato e divulgação dos corpos documentais sob sua guarda, de acordo com a área de interesse do grupo visitante.

Segundo a página institucional da BCI-UFSCar, o Programa de Educação Tutorial em Biblioteconomia e Ciência da Informação procura capacitar “alunos de graduação em atividades integradoras de ensino, pesquisa e extensão, na confluência temática “A multiplicidade de atuação do profissional da informação em Biblioteconomia e Ciência da Informação na sociedade contemporânea”, agregando os campos básicos de sua formação: análise e representação informação; disseminação da informação; gestão de unidades e serviços de informação; gestão e preservação do patrimônio e das referências histórico-cultural; uso de tecnologias da informação e da comunicação e conteúdos correlacionados".

 

 

VISITAS GUIADAS E TÉCNICAS

A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o púbico em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 313 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Elogios do Iphan-SP à Fundação Pró-Memória

No último dia 22 de março, através de ofício à Prefeitura e a Pró-Memória, o superintendente do IPHAN-SP, Victor Hugo Mori, encaminhou elogios pelo trabalho executado na vigência do Convênio entre Fundação e IPHAN. Segundo o superintendente, “o trabalho tem o mérito de estar sendo muito bem executado, com serviços de qualidade, a nova infraestrutura do local proporcionará um espaço de cultura muito mais inclusivo e aberto, receptivo a todos que o frequentam”. O convênio, assinado em 2013, possibilitou diversas obras de acessibilidade e ampliação dos espaços de ação cultural no prédio da estação ferroviária, sede da Pró-Memória. Foram realizadas: a reforma da garagem e instalação da oficina de marcenaria; a reforma dos sanitários da plataforma e a criação de um banheiro acessível; a reforma de áreas de guarda do APH-FPMSC para a criação de salas de ação educativa e a instalação de estantes deslizantes em outras áreas de guarda; a construção de rampa de acesso com cobertura à plataforma; a reforma e adequação de calçada para acessibilidade; e instalação de piso acessível na área do Jardim da Estação. Até meados de 2017 o convênio será finalizado com a instalação de piso tátil na plataforma e a aquisição de equipamentos para o Laboratório de Conservação e Restauro, vinculado ao Museu de São Carlos.

 

O IPHAN

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe a ele proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

 

Reunião dos Conselhos Curador e Fiscal

PRÓ-MEMÓRIA REALIZOU SUA PRIMEIRA REUNIÃO COM OS CONSELHOS CURADOR E FISCAL EM 2017

 

Na reunião realizada no dia 15 de março, foi apresentado o fechamento do exercício de 2016 e o planejamento de 2017 aos conselheiros.Destaque foi dado ao aditamento do convênio entre a Pró-Memória e o IPHAN que possibilitará finalizar as obras de acessibilidade do prédio da estação ferroviária, com a instalação do piso tátil na plataforma. Além dessa ação, a Pró-Memória investirá parte dos recursos na aquisição de equipamentos para a criação de um Laboratório de Conservação e Restauro ligado ao Museu de São Carlos.A diretoria da Pró-Memória ainda apresentou as atividades planejadas para 2017, com destaque ao projeto “Migração em São Carlos” vinculado às comemorações dos 160 anos de São Carlos e a entrega do projeto de digitalização de fotografias e negativos premiado pelo Instituto Brasiliana e Petrobrás.

 

Os Conselhos

O Conselho Curador é o órgão deliberativo a que compete o exame, a proposição e a aprovação das atividades desenvolvidas pela instituição. O Conselho Curador é integrado pelo Diretor-Presidente da Fundação - membro nato, que o presidirá - e por seis Conselheiros, cada qual com seu suplente, todos indicados pelo Prefeito, sendo três membros pertencentes ao Poder Público e três membros pertencentes à sociedade civil com atuação nas áreas de conhecimento pertinentes às finalidades da Fundação Pró-Memória de São Carlos. Já o Conselho Fiscal é o órgão independente, responsável pelo exame das contas da Fundação, o orçamento e eventuais modificações, assim como pelo acompanhamento da execução orçamentária e recomendar ao Conselho Curador sua aprovação ou rejeição. O Conselho Fiscal é composto por três membros titulares e três suplentes, todos indicados pelo Prefeito, sendo dois membros pertencentes ao Poder Público e um membro pertencente à sociedade civil.

 

Aberta seleção de projetos culturais da Pró-Memória

A Fundação Pró-Memória de São Carlos abriu edital de Seleção de Projetos Culturais. As propostas serão recebidos até as 15 horas do dia 11 de abril de 2017. Para esta seleção serão aceitas apenas propostas de pessoas físicas: artistas, entidades de cultura sem fins econômicos e produtores culturais que apresentem projetos de cursos e oficinas gratuitos, destinados à comunidade da cidade de São Carlos e do distrito de Santa Eudóxia.

Este concurso selecionará projetos nas seguintes modalidades:

 

- Ofícios e técnicas manuais: Possibilitar aos participantes noções básicas de diferentes técnicas e ofícios manuais como marcenaria, mosaico, pintura (tela e tecido), origami, bordado, tricô, crochê, macramê, cartonagem, patch colagem, etc, para a confecção de peças, conservação e restauro, visando a valorização de tais oficios e sua prática;

- Registro do patrimônio cultural de São Carlos: Possibilitar aos participantes o acesso a noções básicas de técnicas e expressões artísticas como fotografia, literatura e outras; por meio das quais serão registrados o patrimônio cultural do Município, seus personagens, histórias, lendas e memórias; e

- Culturas tradicionais, populares e étnicas: Possibilitar aos participantes contato com expressões culturais tradicionais ou vinculadas a grupos étnicos presentes no Município de São Carlos, através das artes cênicas, música (violão e viola), dança, capoeira, contação de história e outras práticas culturais pertinentes à modalidade, devendo estes projetos ser executados na plataforma da Estação, aos sábados, ou no Museu de Pedra em Santa Eudóxia.

 

O Edital na íntegra poderá ser consultado aqui.

 

Mais informações pelo telefone 3373-2702 com Adriana Queiroz

 

"Migração em São Carlos" Visita Santa Eudóxia

Na última quarta-feira, dia 22 de fevereiro de 2017, uma pesquisadora da Divisão de Pesquisa e Divulgação da Pró-Memória e um educador do Museu de Pedra estiveram em Santa Eudóxia realizando um “mutirão de entrevistas” com migrantes estabelecidos no distrito.

As pessoas entrevistadas foram indicadas por membros da comunidade e permitiram conhecer um pouco do perfil migratório daquela região da cidade, em especial, o expressivo número de pernambucanos estabelecidos em Santa Eudóxia.

O projeto “Migração em São Carlos” continua convidando migrantes que se estabeleceram na cidade para participarem com nossos pesquisadores desta empreitada. Os interessados ou aqueles com sugestões de pessoas e grupos a serem contatados devem procurar a Pró-Memória pelo telefone 3373-2700, ramal 216, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Topo