.

Calendário das Memórias São-Carlenses


Nesta Segunda-Feira, 13 de Fevereiro de 2023, o jornalista e memorialista Cirilo Braga e a historiadora e chefe da Divisão de Pesquisa e Produção da Fundação Pró-Memória, Leila Massarão, foram entrevistados no Jornal da Manhã - Edição São Carlos da Jovem Pan a respeito do livro “Calendário das Memórias São-Carlenses” que será lançado nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro de 2023, às 18h, no Paço Municipal Sesquicentenário.


A entrevista está disponível na página do Facebook da emissora e o início se dá a partir do momento 1:19:18.


Link:

https://www.facebook.com/jovempansaocarlos/videos/733856521460621?locale=pt_BR

 

 

Mulheres na Ciência em São Carlos, Reflexões, Trajetórias e Histórias

Sábado, dia 11 de fevereiro, estivemos presentes no lançamento do livro e do vídeodocumentário “Mulheres na ciência em São Carlos, reflexões, trajetórias e histórias”. A Fundação Pró-Memória de São Carlos é editora do livro em parceria com o Instituto Angelim. Na ocasião, Leila Massarão, historiadora e chefe da Divisão de Pesquisa e Produção da Fundação Pró-Memória, salientou que “realizar esta parceria com o Instituto Angelim para a publicação do livro permitiu concretizarmos mais uma vez nosso compromisso com a divulgação das memórias e das histórias locais, a valorização de diferentes personagens, estabelecer parcerias com grupos, instituições e pesquisadores que trazem mais conhecimento sobre São Carlos e que visam difundi-lo para segmentos da sociedade são-carlense”.
Os materiais produzidos neste projeto serão, agora, trabalhados pelo Instituto Angelim junto às alunas das redes escolares de São Carlos, de forma à estimulá-las e informá-las sobre a área científica e o espaço que elas podem e devem ocupar.

 

 

Onovolab Comemora 5 Anos de Existência

Dia 1 de fevereiro de 2023, a FPMSC, representada pelo diretor de divulgação Leandro Luz e do chefe de seção e educador patrimonial Fábio Fontana de Souza, esteve presente na comemoração de 5 anos do Onovolab. O centro de inovações, sediado na antiga Fábrica de Tecidos de São Carlos, trouxe palestras e apresentações que retrataram sua jornada nestes 5 anos, bem como os desafios e projetos futuros. Parabenizamos Onovolab e desejamos uma longa jornada de sucessos e inovações.

 

 

 

 

FPMSC na Escola

Na Quarta-Feira desta semana, dia 21 de Setembro, os educadores da Fundação Pró-Memória, Fábio Fontana de Souza e Jéssica Mayara Rodrigues dos Santos, visitaram a E.M.E.B. Arthur Natalino Deriggi, na modalidade EJA, no período noturno, para conversar sobre a História de São Carlos.

Os diretores/coordenadores interessados em visitas dos educadores da FPMSC na sua escola, devem entrar em contato pelo telefone (16) 3373-2700 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A Fundação Pró-Memória também está à disposição para receber visitas guiadas para estudantes e o público em geral, e para visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Lançamento do Livro "O Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022)"

No próximo dia 29 de setembro a Fundação Pró-Memória de São Carlos lançará o livro "O bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022): para pensar aspectos da História Nacional". A obra traz artigos de professores e pesquisadores sobre as questões envolvendo os eventos de 1822, suas origens e seus efeitos, possibilitando aos leitores novas formas e conteúdos para pensar a independência brasileira que completa 200 anos em 2022.

O lançamento do livro faz parte das comemorações do bicentenário em São Carlos e contará com a presença de alguns dos autores da coletânea.

 

 

 

 

 

 

Palestra Sobre Arqueologia em São Carlos

Na Terça-Feira, 20/09/2022, foi apresentada a palestra “Patrimônio Arqueológico em São Carlos – Impactos e possibilidades de Preservação” aos servidores da Fundação Pró-Memória de São Carlos e pessoas interessadas, ministrada pelo Prof. Dr. Robson Rodrigues. Na palestra foi abordado, dentre outros temas, o conceito moderno de arqueologia, a relação com o licenciamento ambiental, questões legais, as pesquisas realizadas na área, a importância da preservação dos sítios arqueológicos, a musealização, educação patrimonial e o patrimônio arqueológico em São Carlos.

O palestrante enfatizou que muitos sítios arqueológicos foram danificados por empreendimentos imobiliários e plantações, como a da cana-de-açúcar, mas mesmo assim, cada fragmento pode fornecer informações fundamentais para entendermos o nosso passado e a nossa história, razão pela qual devem ser estudados e preservados.

É importante salientar que o “patrimônio arqueológico está em nossos quintais” e a proteção depende muito do envolvimento da comunidade e a atuação das entidades públicas respeitando as determinações legais.

 

 

FPMSC Oferece Curso aos Seus Funcionários

Nos dias 13 e 15 de setembro os servidores da Fundação Pró-Memória de São Carlos e convidados da Prefeitura fizeram o curso “Como higienizar para preservar livros e documentos arquivísticos”, oferecido pela instituição e ministrado pela Profª. Vera Lucia Coscia.

O curso abordou de forma teórica e prática os cuidados necessários para a higienização, conservação e reparação de livros e documentos. Também foram abordados a fabricação do papel, os cuidados de armazenamento e manuseio e o controle de pragas, contando com a palestra do biólogo André Ballico de Moraes, diretor da empresa Imunibem.

Segundo Luiza Shimada, Chefe da Divisão de Arquivo e Documentação, “o conteúdo apresentado é de fundamental importância para todos os profissionais que produzem ou conservam documentos na administração pública, inclusive, a Pró-Memória pretende trazer outros cursos voltados a preservação documental para instrumentalizar e aprimorar o trabalho dos servidores da instituição e os convidados da Prefeitura”.

O curso teve uma carga horária de 12 horas, distribuído entre aulas teóricas e práticas.

 

 

13º Encontro de Ferreomodelismo

Nos dias 10 e 11 de setembro, das 10h às 18h, acontece o 13º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos na plataforma da Estação Ferroviária da cidade.

O encontro já é tradicional e traz exposição de maquetes, tendas com produtos relacionados ao ferreomodelismo e área de alimentação.

 A entrada é franca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corpo de Bombeiros Libera Auto de Vistoria Para a FPMSC

Depois de um extenso processo de obras e adequações, o prédio da estação ferroviária de São Carlos, sede da Fundação Pró-Memória de São Carlos, teve seu Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) liberado.

A emissão do AVCB reafirma que o espaço da estação está apto a receber seus usuários, visitantes e eventos nele realizados.

O AVCB é emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) a partir de vistorias que verificam “...um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas que garantam à edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico, previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação”.

O Auto tem validade para a FPMSC até agosto de 2025, quando deverá ser revalidado.

 

 

Topo