Fundação Pró-Memória de São Carlos

Fundação Pró-Memória de São Carlos

Oficinas Patrimoniais 2017 - Inscrições Abertas

OFICINAS PATRIMONIAIS 2017 - INSCRIÇÕES PRORROGADAS

A Fundação Pró-Memória prorrogou as inscrições para as Oficinas Patrimoniais 2017. Os cursos serão oferecidos na Estação Ferroviária de São Carlos e no Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” em Santa Eudóxia.
As inscrições poderão ser feitas na Fundação Pró-Memória, localizada no prédio da Estação, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; no Museu de Pedra, no distrito de Santa Eudóxia, de quarta a sexta, das 9h às 15h, e aos sábados, das 9h às 16h; ou pelo telefone 3373-2700 Ramal 217 com Gabriela. As inscrições se encerrarão no dia 13 de junho.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3373-2700 ramal 217 ou 206.

 

As oficinas:


ESTAÇÃO FERROVIÁRIA/FPMSC


De Junho a Setembro

Bonecas: ontem, hoje e sempre
Ensino passo a passo da confecção de bonecas de pano, EVA e lã.
Ministrante: Aparecida Donizete dos Santos
Início 12 de junho
Segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h
Nº vagas: 10


Confeccionando miniaturas
Curso de técnicas para construção de réplicas em MDF para iniciantes e de peças mais elaboradas para iniciados.
Ministrante: Orlando Rodolpho
Início 20 de junho
Terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h
Nº vagas: 10
Idade: acima de 16 anos


Bordados livres e crochê básico
Curso inicial de técnicas de bordado e crochê com aulas teóricas e práticas.
Ministrante: Marta Maria Triques
Início 22 de junho
Quintas feiras, das 8h30 às 11h30
Nº vagas: 10


Arte em Crochê - parte II
Curso prático para a confecção de peças em crochê diversas.
Ministrante: Ana Jacobi Macedo
Início 23 de junho
Sextas feiras, das 9h às 11h
Nº vagas: 15

 

De Julho a Dezembro


Cultura indígena e a cena
Oficina de teatro com a temática “povos indígenas brasileiros”.
Ministrante: Ana Gabuio
Início 15 de julho
Sábados, das 9h às 11h
Nº vagas: 20
Idade: acima de 16 anos


Dançando com a viola
Aulas de viola e de catira para iniciantes e iniciados.
Ministrante: Hermenegildo P. de Oliveira (sr. Jamil)
Início 15 de julho
Sábados, das 14h às 17h
Nº vagas: 15

 

MUSEU DE PEDRA - SANTA EUDÓXIA

 
De Junho a Setembro


Oficinas Vogais
Técnicas para a transformação de materiais descartados em novos objetos, decorativos e/ou funcionais.
Ministrante: Sérgio Luiz Roda (Iéio)
Início 14 de junho
Quartas feiras, das 9h às 12h
Nº vagas: 20


Decor festas reciclagem
Técnicas para a reutilização de materiais reciclados diversos para decoração de festas.
Ministrante: Anne Carolina das Neves
Início 22 de junho
Quintas feiras, das 9h às 12h
Nº vagas: 10


Patch colagem
Criação, reciclagem, customização e enfeite com retalhos de tecido em peças diversas.
Ministrante: Maria de Lourdes Crempe
Início 24 de junho
Sábados, das 9h às 12h
Nº vagas: 10

 

 

1ª Semana Nacional de Arquivos

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA PARTICIPA DA 1ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS

A Fundação Pró-Memória de São Carlos, responsável pelos arquivos Público e Histórico e Intermediário do Município, participará da 1ª Semana Nacional de Arquivos que acontecerá dos dias 5 a 10 de junho de 2017.
No dia 05 de junho, às 19h, a Pró-Memória receberá o Coral da USP - São Carlos para uma apresentação na plataforma da Estação Ferroviária. Na ocasião será aberta a exposição “Nossa história registrada em documentos de arquivo” que ficará montada durante toda a semana, sendo disponibilizada para itinerância na sequência.
Durante a Semana de Arquivos, os visitantes poderão ainda visitar o Arquivo Público e Histórico da Pró-Memória e conhecer alguns dos documentos históricos por ele salvaguardados e assistir um vídeo sobre o cuidado com os documentos nos arquivos.
Toda a programação da 1ª Semana Nacional de Arquivos é gratuita e aberta a todos os públicos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3373-2700, ramal 314, com Aline Ulrich.

Sobre a Semana Nacional de Arquivos

A 1ª Semana Nacional de arquivos foi lançada pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa em 2017 a partir das ações previstas e aprovadas pelo Conselho Nacional de Política Cultural em 2016. A escolha da data da Semana coincide com o Dia Internacional dos Arquivos, comemorado no dia 9 de junho.
Esse evento pretende articular as diversas instituições arquivísticas, centros de memória e documentação e demais entidades que abrigam serviços de arquivos no Brasil para a promoção de eventos científicos e artístico-culturais que divulguem o trabalho desenvolvido por essas instituições e atinjam diferentes setores da sociedade.

 

 

Seleção de Projetos Culturais 2017 - Resultado Final

A Fundação Pró-Memória divulgou nesta sexta feira, 19 de maio de 2017, no Diário Oficial do Município, o resultado final de seleção de projetos culturais visando o oferecimento de oficinas e atividades culturais para a comunidade são-carlense.

Na próxima semana deverão ser divulgados os dias, horários e número de vagas de cada ação selecionado, assim como informações sobre a abertura de inscrições.

Para consultar os selecionados, clique aqui.

 

 

APAE Visita a Pró-Memória

ALUNOS DA APAE SÃO CARLOS VISITAM A PRÓ-MEMÓRIA

No último dia 19 de abril, alunos da APAE São Carlos visitaram a sede da Fundação Pró-Memória. Os visitantes foram guiados pela exposição do Museu de São Carlos, além de conhecer a maria-fumaça estacionada na plataforma e o Jardim da Estação.

A visita da APAE à estação ferroviária demonstra a importância das obras e ações empreendidas pela Pró-Memória para a adequação do espaço para todos os públicos e a preparação dos funcionários para a sua recepção.


Sobre as visitas à estação

A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o público em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 313 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

1ª Reunião RA Central SISEM-SP

REPRESENTANTES DA PRÓ-MEMÓRIA PARTICIPAM DA REUNIÃO DO SISEM-SP NA REGIÃO

 

Membros da equipe técnica do Museu de São Carlos, sob gestão da Pró-Memória, participaram da primeira reunião anual da RA Central do SISEM-SP. O evento aconteceu na cidade de Porto Ferreira no último dia 19 de abril.

A reunião teve uma apresentação do SISEM-SP para os participantes; esclarecimentos sobre o Cadastro Estadual de Museus, a ser realizado nos próximos meses; e a definição de Descalvado como a próxima cidade a receber uma oficina oferecida pelo Museu da Imigração à RA Central.

Na segunda parte da reunião, a historiadora Vanessa Dias, do Museu de São Carlos, realizou a oficina “Acessibilidade e audiodescrição em Museus”, seguida se uma atividade prática no Museu Histórico Pedagógico Prof. Flávio da Silva.

A próxima reunião regional do SISEM-SP deve acontecer no meio do ano na cidade de Descalvado.

 

As regionais do SISEM-SP

 

As regionais do SISEM-SP foram criada para compartilhar e debater os objetivos estratégicos setoriais e mobilizar as diferentes regiões do Estado O SISEM-SP conta com um Grupo de Trabalho composto por 32 representantes regionais (dois representantes para cada uma das 14 Regiões Administrativas e duas Regiões Metropolitanas).

Os representantes são eleitos, a cada dois anos, no Encontro Paulista de Museus e atuam, em conjunto com o GTC SISEM-SP, na definição das prioridades e no planejamento das ações do SISEM-SP para área museológica nas suas respectivas regiões.

São Carlos faz parte da Região Central, composta por 26 municípios.

 

 

Aviso de Licitação II

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 01/2017

PROCESSO Nº 41/2017

 

A FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE SÃO CARLOS torna público para conhecimento de todos os interessados que no dia e hora abaixo indicados, será realizada licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo “MENOR PREÇO POR LOTE”, destinada exclusivamente para participação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

O objeto deste Pregão Eletrônico é a aquisição de equipamentos para laboratório de conservação e restauro de documentos e peças museológicas, conforme características e especificações constantes no Edital deste Pregão Eletrônico e seus Anexos, utilizando verba do Convênio nº 793.454/2013, celebrado em 30/12/2013 entre o Ministério da Cultura – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Fundação Pró-Memória de São Carlos. O Pregão Eletrônico será realizado em sessão pública, por meio de sistema eletrônico de comunicação pela INTERNET. O sistema referido utiliza recursos de criptografia e de autenticação que asseguram condições adequadas de segurança em toda etapa do certame.

O edital está disponível aqui

A informação dos dados para acesso deve ser feita na página inicial no site do Banco do Brasil S.A., www.bb.com.br, opção Licitações, ou diretamente em www.licitacoes-e.com.br.

 

Aviso de Licitação

Contratação de empresa especializada para instalação de piso de alerta e direcional (piso tátil) para pessoas portadoras de necessidades especiais (PNER) na plataforma do prédio da antiga Estação Ferroviária – Sede da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

 

EDITAL DE CONVITE DE PREÇOS N° 01/2017

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 053/2017

Faço público, de ordem do Senhor Diretor-Presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, que se acha aberta licitação na modalidade de CONVITE do TIPO MENOR PREÇO, sob regime de empreitada por preço global, destinado exclusivamente para participação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, visando a contratação de empresa especializada para instalação de piso de alerta e direcional (piso tátil) para pessoas portadoras de necessidades especiais (PNER) na plataforma do prédio da antiga Estação Ferroviária – Sede da Fundação Pró-Memória de São Carlos, conforme características e especificações constantes no Edital deste Convite e seus Anexos, utilizando verbas do Convênio Nº 793454/2013, celebrado em 30.12.2013, entre o Ministério da Cultura -Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN e a Fundação Pró-Memória de São Carlos.

O Edital na íntegra poderá ser retirado mediante solicitação por e-mail com identificação da empresa, telefone e pessoa para contato para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pessoalmente na Fundação Pró-Memória de São Carlos, situada à Praça Antonio Prado, s/n – São Carlos/SP, (antiga estação ferroviária), fone (16) 3373-2702, até o dia 18/04/2017. Os envelopes nºs 01 e 02 serão recebidos na Sala de Licitações da Fundação Pró-Memória de São Carlos até as 14:00 horas do dia 18 de abril de 2017, quando, após o recebimento, iniciar-se-á a sessão de abertura.

 

São Carlos, 03 de abril de 2017.

 

Adriana Queiroz

Presidente da Comissão de Licitações

 

Visitas à Pró-Memória Aumentam com o Início das Aulas

A Fundação Pró-Memória, sediada na estação ferroviária de São Carlos, tem experimentado um aumento significativo de seus visitantes com o reinício das aulas na cidade. Tanto alunos do ensino fundamental e médio quanto estudantes universitários estiveram visitando o Museu de São Carlos, o Arquivo Público e Histórico e a estação nas últimas semanas e a estimativa é que o movimento continue.
"Temos muitas pessoas que vem visitar a Fundação Pró-Memória, mas é destacada a presença dos estudantes da cidade e de fora. O montante de visitas agendadas já se avolumou nas últimas semanas e deve se prolongar pelos próximos meses", destaca o diretor-presidente da Pró-Memória, Bruno Turci.
Apenas na última semana, a Pró-Memória recebeu alunos das escolas Oca dos Curumins e Educare e os universitários do Programa de Educação Tutorial em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar. Essa semana ainda visitaram a estação os representantes da Corporate Service Corps, programa da IBM para o desenvolvimento de lideranças globais, que veio para São Carlos com consultores de dez países (China, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Irlanda, República Checa e Turquia).

 

Sobre as visitas à estação

A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o púbico em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 313 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Pró-Memória Realiza Visita Técnica para Alunos da UFSCar

No último dia 28 de março, os técnicos da Fundação Pró-Memória receberam os alunos do Programa de Extensão Tutorial em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar para uma visita técnica às suas dependências. Os alunos foram guiados pela área expositiva e reserva técnica do Museu de São Carlos e às áreas de atendimento e guarda do Arquivo Público e Histórico. A proposta dos profissionais da Pró-Memória foi apresentar as diferentes frentes de trabalho executados pela instituição no trato e divulgação dos corpos documentais sob sua guarda, de acordo com a área de interesse do grupo visitante.

Segundo a página institucional da BCI-UFSCar, o Programa de Educação Tutorial em Biblioteconomia e Ciência da Informação procura capacitar “alunos de graduação em atividades integradoras de ensino, pesquisa e extensão, na confluência temática “A multiplicidade de atuação do profissional da informação em Biblioteconomia e Ciência da Informação na sociedade contemporânea”, agregando os campos básicos de sua formação: análise e representação informação; disseminação da informação; gestão de unidades e serviços de informação; gestão e preservação do patrimônio e das referências histórico-cultural; uso de tecnologias da informação e da comunicação e conteúdos correlacionados".

 

 

VISITAS GUIADAS E TÉCNICAS

A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o púbico em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 313 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Elogios do Iphan-SP à Fundação Pró-Memória

No último dia 22 de março, através de ofício à Prefeitura e a Pró-Memória, o superintendente do IPHAN-SP, Victor Hugo Mori, encaminhou elogios pelo trabalho executado na vigência do Convênio entre Fundação e IPHAN. Segundo o superintendente, “o trabalho tem o mérito de estar sendo muito bem executado, com serviços de qualidade, a nova infraestrutura do local proporcionará um espaço de cultura muito mais inclusivo e aberto, receptivo a todos que o frequentam”. O convênio, assinado em 2013, possibilitou diversas obras de acessibilidade e ampliação dos espaços de ação cultural no prédio da estação ferroviária, sede da Pró-Memória. Foram realizadas: a reforma da garagem e instalação da oficina de marcenaria; a reforma dos sanitários da plataforma e a criação de um banheiro acessível; a reforma de áreas de guarda do APH-FPMSC para a criação de salas de ação educativa e a instalação de estantes deslizantes em outras áreas de guarda; a construção de rampa de acesso com cobertura à plataforma; a reforma e adequação de calçada para acessibilidade; e instalação de piso acessível na área do Jardim da Estação. Até meados de 2017 o convênio será finalizado com a instalação de piso tátil na plataforma e a aquisição de equipamentos para o Laboratório de Conservação e Restauro, vinculado ao Museu de São Carlos.

 

O IPHAN

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe a ele proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

 

Topo