Fundação Pró-Memória de São Carlos

Processo Seletivo de Bolsas - 2017

ABERTA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA A FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA

 

O processo seletivo da Pró-Memória têm vagas disponíveis e cadastro de reserva para bolsas-pesquisa 20h nas áreas de Biblioteconomia, Arquitetura e Urbanismo, Humanidades e Comunicação.

As inscrições acontecem de 11 de outubro a 15 de novembro de 2017 pelo site http://www.consesp.com.br.

O edital pode ser acessado AQUI ou no Diário Oficial do Município do dia 06 de outubro de 2017.

 

 

 

Convite

CONVITE DO MUSEU DE SÃO CARLOS

Com muita satisfação convidamos todos vocês para o lançamento dos recursos de acessibilidade do museu. O intuito é permitir que pessoas com deficiência também nos visitem, afinal o museu é de todos nós! Venham participar!

 

Dia: 05 de outubro

Horário: 17h

Local: Praça Antonio Prado, s/n (estação ferroviária de São Carlos)

Mais informações: 3373-2700, ramal 313 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Concurso de Monografias 2016 - 2017

DIVULGADAS AS MONOGRAFIAS DEFERIDAS


A comissão organizadora do Concurso Anual de Monografias da Fundação Pró-Memória divulgou a lista de monografias deferidas. As monografias agora serão enviadas para a Comissão Julgadora para análise e definição dos vencedores.

As monografias deferidas são:

TÍTULO: ESCRAVIDÃO E LIBERDADE: TRAJETÓRIA SOCIAL E CULTURAL DA POPULAÇÃO NEGRA NO PERÍODO PÓS-ABOLIÇÃO EM SÃO CARLOS (1888-1930)

PSEUDÔNIMO: AMELINHA

 

TÍTULO: DOMINGO NO PARQUE: A APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE SOCIABILIDADE E NA PRODUÇÃO CULTURAL

PSEUDÔNIMO: LUIZA ADRIANZEN

 

TÍTULO: A POLÍCIA MILITAR NO ASPECTO CULTURAL E SOCIAL PARA O MUNICÍPIO

PSEUDÔNIMO: SHODAN

 

10º São Carlos Matsuri

VEM AÍ O 10º SÃO CARLOS MATSURI!!!


O evento acontece na Praça do Mercado Municipal nos dias 16 e 17 de setembro, das 12h às 22h e das 12h às 20h, respectivamente.

Tradicional festival japonês da cidade, o São Carlos Matsuri está em sua 10ª edição e traz arte, cultura e a gastronomia daquele país. Durante os dois dias do evento, o público pode participar de oficinas de desenho, adquirir produtos orientais junto aos expositores, saborear pratos típicos na área de alimentação e conferir apresentações de artes marciais, dança, taikô, cosplay e karaokê.

 

Confira a programação:

Sábado (16)

12h – INÍCIO DAS ATIVIDADES

14h30 – Abertura oficial

15h - Apresentação de Kendô com a Associação São Carlos de Kendô

16h - Grupo de cantores do Karaokê da ACENB

17h – Apresentação de dança com o Kodomo no Kai (grupos de crianças da comunidade)

18h – Apresentação de karatê com o Kenkojuku Karatê Do

18h30 – Cantores, dançarinos e taikô da Associação Agro-Cultural e Esportiva de Guatapará/SP

19h30 – Apresentação musical do Grupo Todos Nós

20h15 - Dança contemporânea japonesa com o Kaizen Yosakoi Soran

21h - Yanagi Taiko

22h – ENCERRAMENTO

 

Domingo (17)

12h – INÍCIO DAS ATIVIDADES

15h – Apresentações de dança com o grupo de senhoras Tomo no Kai

16h – Cantores do Jplay Karaokê

 17h – Tomo no Kai

 18h – Apresentação do grupo Cosplay's de Sanca

 18h30 – Bon Odori (dança circular)

 19h – Matsuri Dance (dança circular)

 20h – ENCERRAMENTO

 

 

Nossa Senhora da Babilônia

PRÓ-MEMÓRIA INICIA O INVENTARIAMENTO DA PEREGRINAÇÃO À APARECIDINHA DA BABILÔNIA


No Próximo dia 15 de agosto, a equipe técnica da Pró-Memória inicia o inventariamento da peregrinação à Aparecidinha da Babilônia com o registro da procissão que sairá do Balão do Bonde, na Vila Nery, e se dirigirá ao Santuário de Nossa Senhora da Babilônia. Os interessados poderão acompanhar o grupo que sairá às 5h em direção ao Santuário para a missa das 9h, que este ano será celebrada pelo Bispo de São Carlos. O inventariamento promoverá o registro do caminho utilizado pelos devotos e observação de práticas devocionais da peregrinação. Este ano, o Santuário de Nossa Senhora da Babilônia comemora 150 anos de existência.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tombamentos Estaduais em São Carlos

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SÃO CARLOS E MAIS SEIS IMÓVEIS SERÃO TOMBADOS PELO CONSELHO ESTADUAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO


O CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo) publicou no Diário Oficial do Estado de 1º de Julho a aprovação do relatório de tombamento de vários imóveis localizados na cidade de São Carlos.

O relatório pediu o tombamento dos seguintes edifícios:

 

- Estação Ferroviária de São Carlos, sede da Fundação Pró-Memória;

- Palacete Bento Carlos, localizado na Rua 13 de Maio;

- Prédio da Societá Dante Alighieri, hoje ocupado pelo CDCC-USP;

- Edifício Euclides da Cunha, antigo Fórum e Cadeia, hoje sede da Câmara Municipal;

- EEPG Eugênio Franco, segundo grupo escolar criado em São Carlos no começo do século XX;

- Praça Cel Paulino Carlos, antigo Jardim Público, de fronte à Catedral de São Carlos;

- Palacete do Visconde da Cunha Bueno, localizado na Rua 13 de Maio.

 

Segundo a legislação estadual de preservação, aos edifícios tombados ou em processo de tombamento é assegurada, desde o início da tramitação, sua preservação até decisão final da autoridade competente, ficando proibida qualquer intervenção que possa vir a descaracterizar os referidos bens, sem prévia autorização do CONDEPHAAT, podendo ser punido com ações penais, administrativas e civis.

Os trâmites para a publicação da Resolução que tombará definitivamente os edifícios são-carlenses estão em andamento e deverão ser publicados em breve.

 

 

Fundação Pró-Memória, 24 anos

12 DE JULHO, A FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA COMEMORA 24 ANOS!

A Fundação Pró-Memória de São Carlos foi criada através da Lei n° 10.655, de 12 de julho de 1993, com a finalidade de preservar e difundir o patrimônio histórico e cultural do Município de São Carlos.

Entre as atividades desenvolvidas por sua equipe técnica está reunir, conservar e disponibilizar o conjunto de seus documentos originários dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de outros advindos da administração pública direta e indireta e fundos e coleções particulares, de reconhecido valor histórico e cultural.

A Pró-Memória ainda é responsável por catalogar, inventariar e pesquisar os bens patrimoniais materiais e imateriais de São Carlos, desenvolver pesquisas sobre a história e as memórias locais e produzir materiais diversos sobre a cidade.

 

Monumentos de São Carlos

A IMPORTÂNCIA DOS MONUMENTOS PARA A MEMÓRIA DA CIDADE

A construção e preservação dos monumentos, sejam eles prédios, obras de arte, bustos ou estátuas, estão diretamente ligadas à ideia de perpetuar a memória, garantindo a existência de lembranças de acontecimentos e personagens de diferentes momentos da nossa história nos espaços públicos.

Por isso é comum que esses monumentos estejam localizados em praças e passagens públicos da cidade, que são pontos de encontro e circulação de pessoas e, assim, locais privilegiados para a presença desses símbolos e sua divulgação.

Contudo, tem sido cada vez mais comum a depredação, a pichação e o furto de monumentos. O prejuízo que daí vem não é apenas aos cofres públicos e, consequentemente, ao dinheiro do contribuinte, mas também à memória coletiva, revelando o desprezo com o bem público e com a história local.

A Fundação Pró-Memória trabalha há mais de duas décadas buscando não apenas a conservação da memória e da história local, inclusive preservando os monumentos existentes na cidade, mas também promovendo ações que buscam mostrar aos são-carlenses a importância de sua história e como sua participação no processo de conservação é relevante.

Contar com o zelo da população pelo bem público e pelas memórias nele inseridas é primordial para garantir a existência de uma cidade saudável e que procura fortalecer sua cidadania.

 

 

Topo