Fundação Pró-Memória de São Carlos

Projeto de Educação Patrimonial II

ALUNOS DO SESI TRAZEM TEATRO BASEADO NAS HISTÓRIAS DOS BAIRROS

Os alunos do 3º ano A do SESI 407, sob orientação da professora Talita Oliveira, desenvolveram pesquisas sobre a história dos bairros de São Carlos. Durante os trabalhos, os alunos visitaram a Fundação Pró-Memória e puderam conversar com os técnicos da instituição sobre suas pesquisas..
Agora, no sábado, dia 9 de dezembro, os alunos apresentação uma peça teatral sobre os nomes dos bairros da cidade, baseada nas pesquisas realizadas.
Para a Fundação, ver trabalhos sobre a história local se multiplicarem, em particular nas escolas locais, e ter contribuído para suas realizações é muito gratificante e reafirma a missão da instituição em trabalhar para a divulgação e preservação da história e do patrimônio de São Carlos. E nada melhor começar com as crianças de nossa cidade.

 

 

Resultado Final - Concurso de Monografias 2017

A Comissão Organização do Concurso de Monografias da Fundação Pró-Memória divulgou o resultado final da seleção de 2017:

Colocação:

1° - Domingo no parque: a apropriação do espaço público nas práticas cotidianas de sociabilidade e na produção cultural

Não habilitada - Escravidão e liberdade: trajetória social e cultural da população negra no período pós-abolição em São Carlos (1888-1930)

Não habilitada - A Polícia Militar no aspecto cultural e social para o município

 

 

 

Lançamento do Livro "Fogo e Vapor"

 

Na última sexta-feira, 24 de novembro, foi realizado o lançamento do livro “Fogo e Vapor: aspectos da história de São Carlos a partir da ferrovia”. A obra foi realizada pela Fundação Pró-Memória a partir do relatório de tombamento da Estação ferroviária de São Carlos, declarado ano passado, e de novas pesquisas e levantamentos fotográficos históricos e atuais.

Essa publicação fez parte das comemorações dos 160 anos de São Carlos

Os interessados poderão adquirir o livro no Museu de São Carlos, localizado na Estação Ferroviária, a partir de hoje. O Museu abre de terça a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

 

 

 

 

 

 

 

Convocação Para a Prova - Processo Seletivo FPMSC

Foi publicada na última semana a homologação das inscrições e convocação dos candidatos ao Processo Seletivo de Bolsas da Fundação Pró-Memória. A prova acontecerá no dia 03 de dezembro de 2017, na Fundação Educacional São Carlos - FESC/Vila Nery.
Os candidatos inscritos podem consultar a homologação e convocação no site da CONSESP clicando AQUI ou no Diário Oficial do Município de São Carlos do dia 24 de novembro de 2017.
O edital do Processo Seletivo está disponível AQUI

 

 

 

 

Projeto de Educação Patrimonial

Nesta sexta-feira, dia 24 de Novembro, a arquiteta da Fundação Pró-Memória, Mariana Lucchino, foi conhecer o resultado do projeto de educação patrimonial desenvolvido pelos alunos do 7° ano do SESI. No primeiro semestre, os alunos, sob a supervisão da professora Bruna Fiorin Lopes, visitaram a Fundação Pró-Memória e conheceram um pouco mais sobre as políticas de preservação patrimonial e sobre a importância de conhecer o patrimônio da própria cidade. Agora, eles apresentaram os produtos: dois jogos, um de cartas tipo “Super Trunfo” e outro de tabuleiro, além de uma apresentação teórica e uma encenação teatral.
Um excelente trabalho! Além do próprio conhecimento, os garotos estão empenhados em transmitir a importância da preservação para outras turmas da escola!

 

 

Lançamento do Livro "Fogo e Vapor"

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO "FOGO E VAPOR"

O livro "Fogo e Vapor: aspectos da história de São Carlos a partir da ferrovia" foi produzido pela Pró-Memória a partir do relatório de tombamento da estação ferroviária de São Carlos. A obra traz diferentes aspectos da história local desde o final do século XIX até os dias atuais, tendo como pano de fundo o estabelecimento, desenvolvimento e decadência do sistema ferroviário na cidade. O lançamento deste trabalho acontece junto às comemorações dos 160 anos de São Carlos, festejados em 2017.


Dia: 24 de novembro de 2017

Horário: 18h30

Local: Fundação Pró-Memória de São Carlos (estação ferroviária - Pç. Antonio Prado, s/n, Centro, São Carlos/SP)

 

 

60 Anos do Museu de São Carlos

Na próxima segunda-feira, 30 de outubro, serão realizadas as comemorações dos 60 anos do Museu de São Carlos.

Como parte das comemorações acontecerá a abertura da exposição "60 Anos do Museu e a apresentação de choro com Maurício Tagliadelo e Rafael Leone.

 

Dia: 30/10

Horário: 17h

Local: Plataforma da estação ferroviária.



Vem pro Museu você também!


 

Museu de São Carlos Recebe Visitantes da APAE

Na última sexta-feira, o Museu de São Carlos recebeu seus primeiros visitantes autistas. O museu preparou atividades específicas para o grupo e possibilitou que usufruíssem tanto da área expositiva como da Maria Fumaça existente na plataforma e muito apreciada pelos visitantes.
A APAE São Carlos já havia trazido seus usuários em outra ocasião para visitar a Fundação Pró-Memória, o que representa o reconhecimento do esforço da instituição para a implantação plena da acessibilidade aos espaços da estação para todos os públicos.


Sobre as visitas à estação


A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o público em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 313 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

A Conservação do Monumento à Maurren Maggi

O monumento em homenagem à Maurren Maggi foi inaugurado em dezembro de 2008. A atleta são-carlense foi campeã no salto em distância na Olimpíada de Pequim 2008.

Infelizmente, o mesmo vem sofrendo inúmeros atos de vandalismo como pichações e depredações.

A Fundação Pró-Memória de São Carlos faz, periodicamente, a avaliação do estado de conservação dos monumentos nas praças públicas da cidade e toma as devidas providências visando sua preservação.

Porém, tais atos estão cada vez mais recorrentes, dificultando muito as ações preventivas.

Nesse último episódio foi feito a retirada dos resíduos de tinta e aplicado um verniz que protege e facilita a limpeza de futuras pichações.

Salientamos que, enquanto não houver uma conscientização por parte da população e das autoridades da necessidade de se preservar o bem público e os espaços de memória e história da cidade, qualquer ação passa a ter apenas o efeito paliativo.

 

 

Topo