.

Sobre o Livro Fogo e Vapor...

A Secretaria Municipal de Comunicação divulgou uma matéria sobre o livro "Fogo e valor: aspectos da história de São Carlos a partir da ferrovia", produzido e publicado pela Fundação Pró-Memória no final de 2017.

O livro foi produzido a partir do relatório de tombamento da Estação ferroviária de São Carlos, declarado em 2016, e de novas pesquisas e levantamentos fotográficos históricos e atuais.

Os interessados podem adquirir o livro "Fogo e vapor" na lojinha do Museu de São Carlos, localizado na plataforma da Estação Ferroviária.

Veja a matéria AQUI.

 

 

 

 

 

Encontro de Ferreomodelismo Neste Final de Semana

O 11º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos será realizado na estação ferroviária de São Carlos (Praça Antonio Prado, s/n - Centro) nos dias 4 e 5 de agosto, das 10 às 18h. A entrada é gratuita.

Além da tradicional exposição de maquetes, lojistas especializados estarão presentes no Encontro.

O 11º Encontro de Ferreomdelismo de São Carlos é promovido pela Prefeitura de São Carlos através da Fundação Pró-Memória e com o apoio da Associação São Carlos de Ferreomodelismo (ASCFer)

 

 

 

 

Museu de São Carlos no 10º Encontro Paulista de Museus

O Museu de São Carlos foi um dos selecionados e fez uma apresentação ao vivo, no dia 19 de julho, no Encontro Paulista de Museus (EPM), organizado pelo SISEM-SP e conhecido por ser o maior evento no setor museal paulista.

A historiadora Vanessa Dias, do Museu de São Carlos, apresentou os processos de construção da exposição colaborativa “Somos Esporte: São Carlos e a história das práticas do corpo”.

O evento ocorreu de 18/07 a 20/07 no Memorial da América Latina, em São Paulo, e contou com apresentações, painéis digitais, palestras, troca de experiências e debates entre profissionais de museus, gestores públicos de cultura e estudantes de todas as regiões do Estado de São Paulo e do Brasil.

A atual exposição do museu retrata a história do esporte na cidade. A exposição “Somos Esporte: São Carlos e a história das práticas do corpo” foi construída a partir da colaboração da comunidade e dos funcionários da Fundação Pró-Memória de São Carlos diante de três perspectivas: história oral, uma das bases da pesquisa histórica; a seleção de atletas e ex-atletas para serem entrevistados e eleição do título da exposição.

 

 

 

 

11º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos

O 11º ENCONTRO DE FERREOMODELISMO DE SÃO CARLOS VEM AÍ!


Nos dias 4 e 5 de agosto, a partir das 10h, acontece o 11º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos na estação ferroviária da cidade. A entrada é franca.

O evento já é tradicional e traz exposição de maquetes, tendas com produtos relacionados ao ferreomodelismo e área de alimentação.

O Encontro de Ferreomodelismo é um evento realizado pela Prefeitura de São Carlos, através da Fundação Pró-Memória, com o apoio da ASCFer - Associação São-Carlense de Ferreomodelismo.

 

 

 

 



Exposição Prorrogada

Prorrogada a exposição “As origens da organização da administração de São Carlos – SP (1865-1947)”


A exposição estará disponível até 13 de julho, de terça a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, na sala de ações educativas do Museu de São Carlos (estação ferroviária).

A exposição “As origens da organização da administração de São Carlos – SP (1865-1947)” traz um pouco das primeiras leis, atas, contratos de serviço, livros de contabilidade, fotos e curiosidades do início da Administração Municipal da cidade.

A mostra tem recebido visitantes de São Carlos e turistas, que são acompanhados por monitores da FPMSC. Prestigiaram também a exposição o secretário Walcinyr Bragatto e os funcionários da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, os funcionários da Câmara Municipal e o Diretor-Presidente da Prohab Sr. Júlio César Alves Ferreira.

A mostra fez parte da 2ª Semana Nacional de Arquivos, evento organizado pelo Arquivo Nacional e que movimenta as instituições arquivísticas de todo o país através de exposições, palestras, atividades culturais diversas. A temática deste ano foi “Governança, memória e herança”.

A TVE São Carlos disponibiliza uma reportagem completa sobre a exposição “As origens da organização da administração de São Carlos – SP (1865-1947)” no link:

https://www.facebook.com/saocarlostve/videos/1060523017440168/


Mais informações pelo telefone (16) 3373-2700, ramal 216, com Aline Ulrich.


Sobre as visitas à estação


A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o público em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição.

No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 305 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

Fundação Pró-Memória na 2ª Semana Nacional de Arquivos

Entre os dias 4 e 9 de junho acontecerá a 2ª Semana Nacional de Arquivos, evento organizado pelo Arquivo Nacional e que movimenta as instituições arquivísticas de todo o país através de exposições, palestras, atividades culturais diversas. A temática deste ano é “Governança, memória e herança”.

Em São Carlos, o Arquivo Público e Histórico (APH), gerido pela Fundação Pró-Memória trará a exposição “As origens da organização administrativa municipal de São Carlos - SP (1865 a 1947)”. Nela o visitante poderá ver diferentes documentos dos Fundos Câmara e Prefeitura de São Carlos sob guarda do APH-FPMSC, como primeiras leis, atas, contratos de serviços de infraestruturas, livros de contabilidade, fotografias e curiosidades do início da Administração da cidade.

A exposição “As origens da organização administrativa municipal de São Carlos - SP (1865 a 1947)” ficará disponível ao público a partir do dia 04 de junho, às 14h, na plataforma da estação ferrovia de São Carlos, sede da Fundação.

Mais informações pelo telefone (16) 3373-2700, ramal 216, com Aline Ulrich.

Sobre as visitas à estação

A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o público em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição.

No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 305 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

16ª Semana dos Museus

Museu de São Carlos e de Pedra na 16ª Semana dos Museus


Anualmente o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) realiza a Semana dos Museus. O tema desse ano é “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” e é partir dele que o Museu de São Carlos mostrará como a tecnologia pode auxiliar na acessibilidade do espaço expositivo.

Serão realizadas visitas acessíveis para pessoas com deficiência, que serão abertas também para o público geral. Além das visitas, uma roda de conversa será realizada com os youtubers Flávia Lima e Bruno Straforini do canal “É Libras”.

As ações contam com o apoio da Associação de Surdos de São Carlos, APAE de São Carlos, ONG Espaço Azul e do canal É Libras.

 

 

Fundação Pró-Memória Realiza o 11º São Carlos Matsuri

O evento acontece na Praça do Mercado Municipal nos dias 19 e 20 de maio de 2018, das 12h às 22h e das 12h às 20h, respectivamente.

Tradicional festival japonês da cidade, o São Carlos Matsuri está em sua 11ª edição e traz arte, cultura e a gastronomia daquele país. Durante os dois dias do evento, o público pode participar de oficinas de desenho, adquirir produtos orientais junto aos expositores, saborear pratos típicos na área de alimentação e conferir apresentações de artes marciais, dança, taikô, cosplay e karaokê.

 

 

 

 

Oficinas Patrimoniais 2018 - Inscrições Prorrogadas

As inscrições para as Oficinas Patrimoniais 2018 foram prorrogadas até o dia 13 de abril. Os interessados podem realizar as inscrições na Fundação Pró-Memória ou no Museu de Pedra, em Santa Eudóxia.

 

Mais informações pelo telefone 3373-2700.

 

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

 

Criando Miniaturas: técnicas de construção de réplicas em MDF de charretes, bondes e trenzinhos.

Prof. º: Orlando Rodolpho

Início: 17 de Abril

Horário: terças e quintas, das 8h30 às 11h

No vagas: 10

Local: Estação Ferroviária de São Carlos

 

Amigurumi para Iniciantes - conceitos básicos: técnica usada na criação de bonecos, bichos de pelúcia, objetos, alimentos, plantas e outros que, geralmente, possuem características antropomórficas (humanas) em crochê.

Prof.ª: Débora Mariana Drappé Mayer

Início: 20 de Abril

Horário: sextas, das 14h às 16h

No vagas: 12 vagas

Local: Estação Ferroviária de São Carlos

 

Mosaico: uma arte milenar: arte de junção de peças reutilizáveis de vários materiais, como azulejos, vidros e pedras, formando quadros artísticos, decorações de móveis, paredes e calçadas, entre outras aplicações.

Prof.ª: Valéria Lopes de Jesus Garcia

Início: 19 de Abril

Horário: quintas, das 14h às 16h

No vagas: 10 vagas

Local: Estação Ferroviária de São Carlos

 

Ilustração Infantil: desenvolvimento da habilidade de desenho à mão livre com crianças de 5 a 12 anos.

Prof.ª: Ana Rita Corrêa

Início: 14 de Abril

Horário: sábados, das 9h às 11h

No vagas: 15 vagas

Local: Estação Ferroviária de São Carlos

 

Experimentações Bordadas: aplicação do bordado livre em diferentes superfícies e com diferentes técnicas, tanto em tecido, como papel, fotografia, aquarela e objetos naturais.

Prof.ª: Lívia Barros dos Santos

Início: 16 de Abril

Horário: segundas, das 14h às 16h

No vagas: 10 vagas

Local: Estação Ferroviária de São Carlos

 

Vida de Viola: aulas de viola e aspectos sobre a dança popular Catira. As violas serão emprestadas pela Fundação Pró-Memória para as aulas.

Prof. º: Hermenegildo Pereira de Oliveira

Início: 14 de Abril

Horário: sábados, das 14h às 16h

No vagas: 8 vagas

Local: Estação Ferroviária de São Carlos

 

Oficinas Vogais: construção de brinquedos com sucatas recicláveis: prática para a criação de brinquedos e objetos funcionais a partir de sucatas recicláveis.

Prof. º: Iéio

Início: 17 de Abril

Horário: terças, das 16h às 18h

No vagas: 12 vagas

Local: Estação Ferroviária de São Carlos

 

Restauro de Móveis

Prof. º: Lima

Início: 18 de Abril

Horário: quartas e sextas, das 8h30 às 11h

No vagas: 10 vagas

Local: Estação Ferroviária de São Carlos

 

MUSEU DE PEDRA

 

Patch Colagem: criando, customizando, enfeitando, com retalhos de tecido. Criação, confecção e elaboração de peças com a técnica que utiliza recortes em apliques de retalhos.

Prof.ª: Maria de Lourdes Crempe

Início: 14 de Abril

Horário: sábados, das 9h30 às 12h30

No vagas: 10 vaga

Local: Museu e Pedra – Santa Eudóxia

 

Cartonagem Fácil com Reciclagem: reutilização de caixas, trabalhadas com tecidos, cola, fitas e enfeites.

Prof.ª: Anne Carolina Colombera das Neves

Início: 19 de Abril

Horário: quintas, das 9h30 às 12h

No vagas: 10 vagas

Local: Museu e Pedra – Santa Eudóxia

 

Reutilização de objetos, do pensar ao reciclar: reutilização e transformação de objetos que seriam descartados em objetos funcionais. A oficina dá continuidade àquela oferecida em 2017 no Museu de Pedra.

Prof. º: Iéio

Início: 20 de Abril

Horário: sextas, das 9h30 às 11h30

No vagas: 12 vagas

Local: Museu e Pedra – Santa Eudóxia

 

Meta o nariz onde é chamado! Oficinas lúdicas destinadas ao desenvolvimento e criação de personagens palhaços. As aulas são destinadas a crianças de 7 a 14 anos.

Prof.ª: Janaina Chelo Amaral Galdi

Início: 18 de Abril

Horário: quartas, das 9h30 às 11h30

No vagas: 30 vagas

Local: Museu e Pedra – Santa Eudóxia