25 anos. Foram tantas as histórias vividas, as ações organizadas, os compromissos declarados e, acima de tudo, as responsabilidades assumidas pela construção de um papel ativo na defesa do patrimônio são-carlense, da sua história e de suas memórias.
Desde sua criação em 1993, o balanço efetuado só pode ser positivo! Hoje ninguém tem dúvidas de que a Pró-Memória se manteve firme e tem sempre buscado crescer em sua missão. Mas construir essa história dá muito trabalho! É necessário muita dedicação, empenho e total entrega à causa em que se acredita e se defende diariamente.
A Fundação Pró-Memória de hoje foi construída com o contributo de idealizadores, dirigentes, conselheiros, funcionários, voluntários, bolsistas, estagiários, contratados… enfim, de todos que por aqui passaram e que se preocuparam em debater, trabalhar e participar ativamente nos projetos, propostas, ações e reações...
É preciso salientar que problemas e preocupações que permeiam as ideias e ações das diferentes instituições culturais e patrimoniais ainda estão presentes. Porém a Fundação Pró-Memória e aqueles que são realmente comprometidos com seu trabalho, tanto na sua estrutura como em outras instituições e lugares de São Carlos, permanecem ativos na busca de possíveis soluções, de estratégias de fortalecimento e no diálogo que pode trazer novos saltos de crescimento e fortalecimento do trabalho aqui desenvolvido.
Hoje, a Fundação Pró-Memória de São Carlos é motivo de orgulho para todos aqueles que nesses 25 anos contribuíram para sua criação, desenvolvimento e consolidação, em diferentes momentos, de percalços e vitórias.
Parabéns a todos nós que temos como missão a história e o patrimônio de São Carlos. Parabéns à Fundação Pró-Memória de São Carlos.