Livros FPMSC

Os livros publicados pela Pró-Memória têm por objetivo serem instrumentos para pesquisadores, consultores, interessados na história e patrimônio locais.

As obras são, em sua maioria, de autoria da própria instituição, mas também abrem espaço para a publicação de autores externos, cujos trabalhos sejam relevantes e pertinentes às áreas de atuação da Pró-Memória.

Trabalhos recentes:

ALBUM ILLUSTRADO DA COMPANHIA PAULISTA DE ESTRADAS DE FERRO (1868-1918).

Obra fac-simile do fotógrafo Filémon Perez (? - 1923), responsável pelos principais registros fotográficos de São Carlos no começo do século XX.

SOMOS ESPORTE!
Museu de São Carlos.

Catálogo da exposição de mesmo nome, que esteve aberta à visitação no Museu de São Carlos, entre 2016 e 2020.

Baixe aqui

SOCIETÀ DANTE ALIGHIERI DE SÃO CARLOS: ASSOCIATIVISMO ÉTNICO NO INTERIOR PAULISTA (1902-1938)
Profª Drª. Carla Fernandes da Conceição

Fruto da tese de doutorado da autora, o livro traz informações sobre a criação e desenvolvimento da associação italiana Società Dante Alighieri em São Carlos em 1902, apresentando o perfil social e político de seus membros e sua inserção na sociedade local.

Preço: R$45,00

DA SENZALA PARA ONDE?
Prof.ª Dr.ª Joana D'arc de Oliveira (IAU-USP)

O livro analisa a participação de homens e mulheres negros no processo de desmonte da escravidão e de conquista da liberdade antes da Abolição e no pós-abolição no município de São Carlos-SP. Através da documentação primária, de recursos da história oral e da análise do território urbano de ocupação negra, são apontados aspectos culturais, sociais e simbólicos, que permitem conhecer as lutas, conquistas e trajetórias de vida desses sujeitos.

PRÁTICAS FÚNEBRES EM SÃO CARLOS
Júlio Roberto Osio (DPD-FPMSC)

Além de contar a história dos cemitérios Santo Antonio de Pádua, da Bela Vista, e do Cemitério Memorial Jardim da Paz, próximo ao bairro Cidade Aracy, este livro traz a análise de algumas práticas fúnebres são-carlenses passando, comparativamente, a uma discussão das práticas fúnebres brasileiras.

Preço: R$20,00

FOGO E VAPOR: ASPECTOS DA HISTÓRIA DE SÃO CARLOS A PARTIR DA FERROVIA

O livro foi produzido a partir do relatório de tombamento da Estação ferroviária de São Carlos, declarado em 2016, e de novas pesquisas e levantamentos fotográficos históricos e atuais.

GUIA DO MUSEANTE
Museu de São Carlos e Fundação Pró-Memória

Livreto de educação patrimonial voltado ao público visitante dos museus de São Carlos

MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gabriela G. C. Tebet, Maria Cláudia Fragelli, Priscila H. D. Oliveira (orgs)

Análise histórica das creches municipais de São Carlos a partir dos anos 1980. Publicado com o apoio da UNICAMP.

Preço: R$15,00

Leia aqui

HISTÓRIAS DO TEMPO DO VOVÔ
Sebastião de Oliveira Rocha (1892-1956)

Escrito originalmente na década de 1950, o livro trás as aventuras de Rafael e Maria Alba, duas crianças inspiradas nos filhos do autor. Livro ilustrado.

Preço: R$25,00

HISTÓRIAS CURIOSAS DE SÃO CARLOS
Fundação Pró-Memória de São Carlos e Estúdio Lucidi

Coletânea de causos, lendas e personagens que povoam as memórias dos são-carlenses. Livro ilustrado.

Preço: R$15,00

A MORADA DOS MORTOS
Julio R. Osio (DPD-FPMSC)

A morada dos mortos: trata de aspectos históricos dos cemitérios municipais de São Carlos entre 1957 e 1930.

Preço: R$ 25,00

PRAÇAS DE SÃO CARLOS
Divisão de Pesquisa e Divulgação (DPD-FPMSC)

Edição atualizada do livro de mesmo título, lançado em 2014, e que traz informações sobre as diversas praças do Município.

Preço: R$ 10,00

A GUERRA CIVIL DE 1932
Museu de São Carlos e DPD-FPMSC

Livro-catálogo da exposição de mesmo nome produzida pelo Museu de São Carlos e que ficou disponível ao público entre maio de 2015 a agosto de 2016.

GUIA DE FUNDOS E COLEÇÕES
Divisão de Arquivo e Documentação (DAD-FPMSC)

O “Guia de Fundos e Coleções” foi desenvolvido pela Divisão de Arquivo e Documentação e traz uma descrição dos principais fundos e coleções documentais que compõem o acervo da FPMSC. Esta é a 3ª edição atualizada do “Guia”.

BONDE DO BALÃO

Um livreto com o histórico e aspectos curiosos da circulação dos bondes em São Carlos. 2ª Edição.

ASPECTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Um breve histórico da administração pública em São Carlos do final do séc. XIX ao início do séc. XXI. 3ª edição revisada.