.

Projetos Desenvolvidos

 

A Fundação Pró-Memória realiza pesquisas sobre a história e a memória do Município e desenvolve projetos como o de História Oral e das memórias das diferentes etnias que compõem a sociedade local. Através de suas Divisões, a instituição tem sido responsável pela elaboração de exposições, publicações, oficinas, palestras, entre outras iniciativas que visam à divulgação do patrimônio local.A Divisão de Pesquisa e Divulgação é responsável por diferentes pesquisas sobre a história e as memórias locais. Dentre as pesquisas hoje em desenvolvimento temos:

 

- Projeto “São Carlos e seus ofícios: história do trabalho e suas relações sociais”: desenvolvido pela equipe técnica do Museu de São Carlos, este projeto pretende, partindo de três grandes eixos, como urbanização, industrialização e tecnologia, traçar os ofícios que se desenvolveram na cidade e as relações sociais que advieram deles. O objeto principal é levar os diversos públicos a conhecerem e se reconhecerem nos ofícios que serão tratados ao longo da exposição, humanizando a história do trabalho, dando destaque aos ofícios e aos trabalhadores. A pesquisa será feita a partir fontes primárias (jornais, documentos, fotografias) e secundárias (livros, artigos, dissertações e teses) e entrevistas (recursos da história oral). Este projeto levará a criação e produção da exposição "Laborar: o trabalho em São Carlos" do Museu de São Carlos (2022).

 

- Projeto “História do distrito de Água Vermelha”: desenvolvido pela equipe técnica da divisão de Pesquisa e Divulgação da Fundação Pró-Memória e do pesquisador independente João Pedro Volante, o projeto pretende produzir uma exposição virtual. Previsão: 2022-2023.

 

- Projeto “O Cinema em São Carlos”: organizado pelo pesquisador Júlio Roberto Osio (DPD-FPMSC), o projeto visa recuperar a história dos cinemas em São Carlos, seus prédios e personagens. Previsão: 2022-2023.

 

- Projeto “A presença espanhola em São Carlos”: desenvolvido pela equipe técnica da divisão de Pesquisa e Divulgação da Fundação Pró-Memória, este projeto retoma os trabalhos sobre a presença imigrante na cidade. Além do levantamento documental, iconográfico e teórico sobre a imigração espanhola, as pesquisas pretendem alcançar os descendentes residentes em São Carlos através do projeto de história oral. Previsão: 2023-2024.


- Inventariamento da peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Babilônia:em 2017, a igreja de Nossa Senhora da Babilônia comemorará 150 anos, e por sua importância cultural para a cidade de São Carlos a Pró-Memória deu início ao processo de inventário de preservação e proteção do Caminho de Babilônia, patrimônio material e imaterial de São Carlos.Inventário é uma descrição detalhada do patrimônio, material e imaterial. É um estudo minucioso de todas as características, paisagens, bens materiais, tradições, modos e costumes relacionados ao bem. Tem por objetivo colher o maior número de informações possíveis para que se possa, a partir dele, fazer estudos de preservação, arquivar informações e criar leis e instrumentos legais de preservação para a manutenção do bem e da cultural relacionada a este.Trabalha-se com fontes arquivísticas, bibliográficas, levantamentos em campos, fotos, entrevistas e tudo que possa gerar o quadro mais completo.

 

- Praças de São Carlos: projeto permanente da instituição, realiza o levantamento e pesquisa sistemático sobre a criação, implantação e histórico das praças públicas municipais. A pesquisa já gerou duas publicações: "Praças de São Carlos", 1ª edição de 2014, que se esgotou rapidamente; e "Praças de São Carlos", 1ª edição ampliada de 2016. Em 2023, uma nova publicação atualizada será lançada.

 

- Imóveis de interesse histórico: projeto permanente da instituição, promove pesquisas sobre os imóveis de interesse histórico do município, assim como outras áreas e edificações de interesse para o patrimônio local. As pesquisas realizadas no escopo deste projeto apoiam, principalmente, os trabalhos da Divisão de Preservação do Patrimônio Material e Imaterial da Pró-Memória.

 

Topo