Projetos Especiais

- Projeto ProAc Editais - “Adequação da área de guarda, de exposição e de manuseio das coleções do Museu de São Carlos” (proponente: Instituto Janela Aberta)

O projeto possibilitou a compra dos seguintes equipamentos e seus suplementos e refis para as diferentes áreas do Museu de São Carlos, beneficiário da proposta do Instituto Janela Aberta

RESERVA TÉCNICA

Data Logger Termo-higrometro wireless calendário hora com conexão com PC e Soft

Transmissor Termohigrometro wireless

Umidificador de ar

Desumidificador de ar

Insuflador de ar

LABORATÓRIO DE PRESERVAÇÃO/CONSERVAÇÃO

Lupa de bancada

Extrator de partículas de bancada

Luxímetro

SALAS DE EXPOSIÇÕES

Data Logger Termo-higrometro wireless calendário hora com conexão com PC e Soft

Transmissor Termo-higrometro wireless

Umidificador de ar

Desumidificador de ar

Ventiladores

Como contrapartida, a FPMSC investiu na produção de uma publicação educativa sobre o trabalho desenvolvido na reserva técnica de um museu e a produção de 3 vídeos: “História da família; Conservação de acervos”; e “Tour pela reserva técnica do Museu de São Carlos”. O primeiro material está disponível na FPMSC para distribuição e os vídeos são acessível nos canais da FPMSC e do Instituto Janela Aberta no YouTube. O projeto deve ser finalizado oficialmente em 2022.

- Projeto “Plataforma Online: arquitetura italiana no Estado de São Paulo (1890-1950)”. Chamamento Público 006/2021 do CAU-SP (proponente: Instituto Janela Aberta)

O Projeto tem por objetivo elaborar e propiciar o livre acesso a uma produção, na sua grande maioria de extração eclética, pouco conhecida, reconhecida e desqualificada pela historiografia da Arquitetura e do Urbanismo Brasileiros. Várias cidades do interior paulistas estarão envolvidos através de instituições de ensino superior, pesquisa e patrimônio. O projeto prevê a criação da plataforma e lançamento de uma exposição.

A FPMSC, através da historiadora Leila Massarão, tem trabalho oferecido trabalhos de pesquisa e apoio para a execução do conteúdo sobre São Carlos na plataforma.

O projeto deve ser executado entre dez/2021 a ago/2022.

- Projeto “Memórias Negras em São Carlos”.

Responsável: IAU-USP. Coordenação Profª Drª Eulalia Portela Negrelos – IAU/USP, Profª Drª Joana D’Arc de Oliveira – IAU/USP/PART, e Edison Santiago de Almeida – Coordenador da Seção de Atividades Culturais – PUSP do Centro Cultural da Universidade de São Paulo, Campus São Carlos.

Em andamento.

- Projeto “Pesquisa, Documentação e Comunicação do Patrimônio Histórico Eclético de São Carlos por meio de Tecnologia Digital 2D e 3D”

Desenvolvido pela SAPIENZA Università di Roma em acordo Internacional com o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP São Carlos).

O projeto tem como objetivo a documentação do patrimônio histórico eclético (final do sec. XIX e início do sec. XX) do Município de São Carlos por meio da pesquisa, coleta, análise, sistematização e geração de dados 2D (textos e peças gráficas, plantas, cortes e fachadas) e 3D (modelos digitais gerados por fotogrametria e nuvem de pontos) e a acessibilidade aos dados sobre o patrimônio pela sociedade, por meio de tour virtual, QR code e alimentação do site da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

A historiadora Leila Maria Massarão e o arquiteto Rodrigo Peronti Santiago foram integrados ao projeto como pesquisadores e apoiadores técnicos representando à FPMSC.

Em andamento.

- Projeto de Segurança e Combate a Incêndios

O projeto técnico teve por finalidade a implantação de dispositivos de segurança e combate a incêndios no edifício da Estação Ferroviária de São Carlos.

Esses dispositivos são necessários de acordo com o enquadramento do edifício (dimensão e ocupação) e exigidos pelo Decreto Estadual No. 56.819/2011 que institui o regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo e estabelece outras providências.

Foram instalados e sinalizados saídas de emergência, iluminação de emergência, alarme de incêndio, extintores, hidrantes, reservatório de água, entre outros elementos exigidos.

Todas as intervenções foram executadas e, agora, aguardam a vistoria final do Corpo de Bombeiro para emissão do alvará.

O projeto e execução dos serviços foram feitos a partir de recursos municipais.

- Prêmio Memorial Digital - Instituto Brasiliana/PETROBRÁS

A Fundação Pró-Memória de São Carlos concorreu com outras 19 instituições públicas e privadas de todo o país e foi classificada no Prêmio Memória Digital, do Instituto Brasiliana/Petrobrás. As instituições selecionadas receberam treinamento e equipamentos para a montagem de um laboratório de digitalização, de acordo com os princípios da Carta do Recife.

A Pró-Memória recebeu em comodato equipamentos para digitalização, preservação e mapeamento de coleções fotográficas históricas de São Carlos, que contém peças de fotógrafos reconhecidos nacionalmente, como Hugo Graeser, que foi fotógrafo do IPHAN. A digitalização permitiu o processamento de aproximadamente 40.000 imagens que foram catalogadas e disponibilizadas em espaços virtuais. O projeto foi finalizado em novembro de 2017.