.

Exposição “A Chegada da República: Brasil, 1889”

EXPOSIÇÃO “A CHEGADA DA REPÚBLICA: BRASIL, 1889”

 

De 2 a 29 de Novembro de 2019

Paço Municipal Sesquicentenário

 

Em 2019 a república brasileira celebra 130 anos. Em todo esse período o Brasil passou por várias transformações sociais e econômicas. São anos de conflitos, avanços, momentos de exceção e de possibilidades de exercício da cidadania.

Os eventos que culminaram no advento do sistema republicano do país ainda estão permeados de confusões e mitos. Esta exposição, montada originalmente em 2009 pela FPMSC, pretende abordar a Proclamação da República a partir de debates ainda presentes na historiografia, em especial a partir dos trabalhos de José Murilo de Carvalho, Nicolau Sevcenko e Boris Fausto, redimensionando os eventos do 15 de novembro de 1889 e seu impacto no país nos anos imediatos à Proclamação; a construção ideológica do novo sistema de governo e as transformações impostas ao novo momento.

Aproximando a Proclamação da República da história local, a Fundação Pró-Memória de São Carlos realizou pesquisas para que a exposição possa mostrar, também, os reflexos do evento para a cidade de São Carlos, o cenário que se formou nos primeiros 10 anos de República e que mudanças foram empreendidas nesses anos, tanto no ambiente político como no perfil da cidade.

 

 

Topo