.

Parceria FPMSC - FamilySearch

Na última quarta-feira, 9 de março de 2022, foi assinada a parceria entre a Fundação Pró-Memória de São Carlos e a Associação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que firma a digitalização e futura disponibilização virtual de documentos que pertencem ao Fundo Cartório (Registro Civil de Pessoas Naturais) e ao Fundo Prefeitura São Carlos (Cemitérios) do Arquivo Público e Histórico sob guarda da FPMSC. A Associação fará a digitalização de óbitos (1889-1999), guias de sepultamento do cemitério Nossa Senhora do Carmo (1896-2013) e Santo Antonio de Pádua (1964-2013); habilitações de casamento - São Carlos (1890-1921); e habilitações de casamento - Santa Eudóxia (1913-1921); e disponibilizará uma cópia digital destes registros civis para a FPMSC.

Para a FPMSC, o projeto agilizará o processo de digitalização e disponibilização digital de documentos de registros civis de grande procura por pesquisadores para comprovação de direitos e cidadania na instituição, para que seja feita a preservação da documentação original destes documentos armazenados no Arquivo Público e Histórico de São Carlos e para que sua inserção na base de dados da FamilySearch possibilite ainda que os consulentes do Arquivo e de qualquer lugar do mundo acessem estes registros através da internet e auxilie na construção de sua árvore genealógica ou na pesquisa para processos de cidadania.

Conhecido por disponibilizar grande número de registros civis de diferentes instituições e de governos de vários países - em 2018, seu acervo digital girava em torno de 2 bilhões de registros - a FamilySearch, após os trabalhos técnicos concluídos junto ao Arquivo Público e Histórico de São Carlos, disponibilizará os registros sob guarda da Fundação para consulta através de seu site, de aplicativos para dispositivos móveis e pessoalmente em um dos 5 mil centros de história da família espalhados no mundo. Já a FPMSC, através de sua página oficial, direcionará para o site da FamilySearch.

O trabalho com os técnicos da Associação deve ter início em algumas semanas, após sua ratificação por sua sede, localizada em Utah/EUA.


Sobre a FamilySearch

Segundo seu site oficial, a FamilySearch é "[...] uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia". Trabalhando com acervos documentais de várias fontes, instituições e países, a organização começou a ser idealizada ainda no século XIX pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mais conhecidos como mórmons) para a recuperação de informações familiares e a criação de genealogias. Atuando sem qualquer restrição religiosa, a FamilySearch lançou seu primeiro site de buscas em 1999, alcançando cerca de 400 mil visitantes por ai em 2020.

Para saber mais visite: https://www.familysearch.org/pt/


Imagens: Assinatura da parceria Fundação Pró-Memória de São Carlos e a Associação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Nas imagens: Maria Isabel Alves Lima, diretora-presidente da FPMSC; Mário. L.S. Silva, gerente de Relações Institucionais da FamilySearch no Brasil; Aline Ulrich, documentalista, e Luiza Akemi Shimada, Chefe da Divisão de Arquivo e Documentação, ambas da FPMSC

 

 

Topo