.

Palestra Sobre Arqueologia em São Carlos

Na Terça-Feira, 20/09/2022, foi apresentada a palestra “Patrimônio Arqueológico em São Carlos – Impactos e possibilidades de Preservação” aos servidores da Fundação Pró-Memória de São Carlos e pessoas interessadas, ministrada pelo Prof. Dr. Robson Rodrigues. Na palestra foi abordado, dentre outros temas, o conceito moderno de arqueologia, a relação com o licenciamento ambiental, questões legais, as pesquisas realizadas na área, a importância da preservação dos sítios arqueológicos, a musealização, educação patrimonial e o patrimônio arqueológico em São Carlos.

O palestrante enfatizou que muitos sítios arqueológicos foram danificados por empreendimentos imobiliários e plantações, como a da cana-de-açúcar, mas mesmo assim, cada fragmento pode fornecer informações fundamentais para entendermos o nosso passado e a nossa história, razão pela qual devem ser estudados e preservados.

É importante salientar que o “patrimônio arqueológico está em nossos quintais” e a proteção depende muito do envolvimento da comunidade e a atuação das entidades públicas respeitando as determinações legais.

 

 

Topo