FPMSC na Escola

Na Quarta-Feira desta semana, dia 21 de Setembro, os educadores da Fundação Pró-Memória, Fábio Fontana de Souza e Jéssica Mayara Rodrigues dos Santos, visitaram a E.M.E.B. Arthur Natalino Deriggi, na modalidade EJA, no período noturno, para conversar sobre a História de São Carlos.

Os diretores/coordenadores interessados em visitas dos educadores da FPMSC na sua escola, devem entrar em contato pelo telefone (16) 3373-2700 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A Fundação Pró-Memória também está à disposição para receber visitas guiadas para estudantes e o público em geral, e para visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Lançamento do Livro "O Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022)"

No próximo dia 29 de setembro a Fundação Pró-Memória de São Carlos lançará o livro "O bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022): para pensar aspectos da História Nacional". A obra traz artigos de professores e pesquisadores sobre as questões envolvendo os eventos de 1822, suas origens e seus efeitos, possibilitando aos leitores novas formas e conteúdos para pensar a independência brasileira que completa 200 anos em 2022.

O lançamento do livro faz parte das comemorações do bicentenário em São Carlos e contará com a presença de alguns dos autores da coletânea.

 

 

 

 

 

 

Palestra Sobre Arqueologia em São Carlos

Na Terça-Feira, 20/09/2022, foi apresentada a palestra “Patrimônio Arqueológico em São Carlos – Impactos e possibilidades de Preservação” aos servidores da Fundação Pró-Memória de São Carlos e pessoas interessadas, ministrada pelo Prof. Dr. Robson Rodrigues. Na palestra foi abordado, dentre outros temas, o conceito moderno de arqueologia, a relação com o licenciamento ambiental, questões legais, as pesquisas realizadas na área, a importância da preservação dos sítios arqueológicos, a musealização, educação patrimonial e o patrimônio arqueológico em São Carlos.

O palestrante enfatizou que muitos sítios arqueológicos foram danificados por empreendimentos imobiliários e plantações, como a da cana-de-açúcar, mas mesmo assim, cada fragmento pode fornecer informações fundamentais para entendermos o nosso passado e a nossa história, razão pela qual devem ser estudados e preservados.

É importante salientar que o “patrimônio arqueológico está em nossos quintais” e a proteção depende muito do envolvimento da comunidade e a atuação das entidades públicas respeitando as determinações legais.

 

 

FPMSC Oferece Curso aos Seus Funcionários

Nos dias 13 e 15 de setembro os servidores da Fundação Pró-Memória de São Carlos e convidados da Prefeitura fizeram o curso “Como higienizar para preservar livros e documentos arquivísticos”, oferecido pela instituição e ministrado pela Profª. Vera Lucia Coscia.

O curso abordou de forma teórica e prática os cuidados necessários para a higienização, conservação e reparação de livros e documentos. Também foram abordados a fabricação do papel, os cuidados de armazenamento e manuseio e o controle de pragas, contando com a palestra do biólogo André Ballico de Moraes, diretor da empresa Imunibem.

Segundo Luiza Shimada, Chefe da Divisão de Arquivo e Documentação, “o conteúdo apresentado é de fundamental importância para todos os profissionais que produzem ou conservam documentos na administração pública, inclusive, a Pró-Memória pretende trazer outros cursos voltados a preservação documental para instrumentalizar e aprimorar o trabalho dos servidores da instituição e os convidados da Prefeitura”.

O curso teve uma carga horária de 12 horas, distribuído entre aulas teóricas e práticas.

 

 

13º Encontro de Ferreomodelismo

Nos dias 10 e 11 de setembro, das 10h às 18h, acontece o 13º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos na plataforma da Estação Ferroviária da cidade.

O encontro já é tradicional e traz exposição de maquetes, tendas com produtos relacionados ao ferreomodelismo e área de alimentação.

 A entrada é franca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corpo de Bombeiros Libera Auto de Vistoria Para a FPMSC

Depois de um extenso processo de obras e adequações, o prédio da estação ferroviária de São Carlos, sede da Fundação Pró-Memória de São Carlos, teve seu Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) liberado.

A emissão do AVCB reafirma que o espaço da estação está apto a receber seus usuários, visitantes e eventos nele realizados.

O AVCB é emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) a partir de vistorias que verificam “...um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas que garantam à edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico, previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação”.

O Auto tem validade para a FPMSC até agosto de 2025, quando deverá ser revalidado.

 

 

Educadores da FPMSC nas Escolas da Cidade

Os educadores patrimoniais da Fundação Pró-Memória, Jéssica M. R. dos Santos e Fábio F. de Souza, levaram para os alunos das turmas de 6º e 7º anos da EE Marivaldo Degan, aspectos da história de São Carlos.

Apresentando a história local a partir dos trabalhos realizados pela equipe técnica da FPMSC, os educadores auxiliaram nos trabalhos em sala de aula que abordam o local e a realidade dos alunos, com informações e abordagens atualizadas e analisadas.

Além de trabalhar na frente de História da escola, nos próximos dias os educadores trabalharão na frente de Artes para os alunos do ensino médio da EE Marivaldo Degan.

A próxima escola a receber os educadores será a EE Juliano Neto.

A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas para estudantes e o público em geral, e para visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 225 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Comunicado

Atenção!

Os óbitos do período de 1896 a 2013 estão sendo digitalizados, portanto as cópias dos documentos estão suspensas até a finalização do processamento técnico. As solicitações de pesquisas dos documentos do acervo do Arquivo Público e Histórico poderão ser feitas normalmente, exceto a cópia do óbito.

 

APH-FPMSC

 

 

 

 

 

 

Palestra 'Mulheres: História e Trabalho"

PALESTRA "MULHERES: HISTÓRIA E TRABALHO" ENCERROU O MÊS DAS MULHERES NA FPMSC


No dia 1º de abril de 2022 foi ministrada pela Dra. Luiza Hilgert a palestra “Mulheres: história e trabalho” para os funcionários da Fundação Pró-Memória.

A palestra teve o intuito de fechar o mês das mulheres com uma fala de cunho histórico sobre o percurso feminino ao longo dos anos até chegar em questões contemporâneas e os desdobramentos dessa jornada e, assim, uma reflexão sobre a importância dessa fatia da população muitas vezes subestimada ou subalternizada na vida cotidiana.

 

Luiza Helena Hilgert é mestre em filosofia pela Universidade Estadual do Paraná, doutora na mesma área pela UNICAMP com período sanduíche na Paris 8 Vincennes a Saint-Denis na França e pós-doutora pela UFSCar. É especialista em filosofia contemporânea e tem como áreas de interesse ontologia, fenomenologia, feminismo, existencialismo, filosofia francesa, literatura, etc. É membro do GT Filosofia Francesa Contemporânea e do Groupe d'Études Sartriennes - GES (França).

 

 

 

Topo