FundaÁ„o Prů-Memůria de S„o Carlos

Edital de Seleção de Projetos Culturais 2020 - Cancelamento

Devido √† pandemia de COVID-19 e todas as suas implica√ß√Ķes, a Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria de S√£o Carlos cancelou o Edital de Sele√ß√£o de Projetos Culturais 2020. Clique AQUI para visualizar o comunicado.

 

Homologação do Concurso FPMSC - 2019

A Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria de S√£o Carlos publicou na √ļltima semana a homologa√ß√£o parcial do Concurso P√ļblico 001/2019. A parcialidade da homologa√ß√£o se deve ao foto da prova pr√°tica de habilidades operacionais e t√©cnicas para o cargo de Oficial de Manuten√ß√£o n√£o ter sido ainda realizada em virtude da pandemia de covid-19.


Para consultar a homologação, clique AQUI.

 

 

 

 

 

 

Atendimento FPMSC

HOR√ĀRIO DE ATENDIMENTO FPMSC

 

Informamos que, a partir de amanhã, 19 de junho, os órgãos componentes da Pró-Memória realização seus atendimento a partir de agendamento prévio.

A FPMSC está funcionando de segunda à sexta, das 8h às 13h. Os contatos para o agendamento são:

 

Arquivo P√ļblico e Hist√≥rico: O endere√ßo de e-mail address est√° sendo protegido de spambots. Voc√™ precisa ativar o JavaScript enabled para v√™-lo.

Arquivo Intermediário: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Patrim√īnio: O endere√ßo de e-mail address est√° sendo protegido de spambots. Voc√™ precisa ativar o JavaScript enabled para v√™-lo.

 

ATENÇÃO: o agendamento deve ser realizado preferencialmente por e-mail

 
Demais serviços, favor utilizar o SIC, no site oficial da FPMSC: https://www.promemoria.saocarlos.sp.gov.br/; ou pelo telefone (16) 3373-2700

 

Comunicado

Tendo em vista as determina√ß√Ķes apresentadas pelo Minist√©rio da Sa√ļde e as orienta√ß√Ķes da Prefeitura de S√£o Carlos para o enfrentamento da emerg√™ncia de sa√ļde p√ļblica decorrente da pandemia do Coronavirus-COVID19, informamos que o Museu de S√£o Carlos - localizado na esta√ß√£o ferrovi√°ria - e o Museu de Pedra Tinho Leopoldino - no distrito de Santa Eud√≥xia - ter√£o suas atividades suspensas por tempo indeterminado.

 

 

 

 

 

 

Seleção de Projetos Culturais 2020

SELE√á√ÉO DE PROJETOS CULTURAIS DA PR√ď-MEM√ďRIA AT√Č 26 DE MAR√áO!

 

A Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria de S√£o Carlos abriu um chamamento p√ļblico para a Sele√ß√£o de Projetos Culturais. As propostas ser√£o recebidos at√© as 9h00 do dia 26/03/2020. Para esta sele√ß√£o ser√£o aceitas propostas de pessoas f√≠sicas e jur√≠dicas.

O chamamento selecionar√° projetos culturais voltados a realiza√ß√£o de cursos e oficinas gratuitos destinados √† comunidade na modalidade ‚ÄúOf√≠cios e t√©cnicas manuais‚ÄĚ.

O edital completo pode ser consultado AQUI. Mais informa√ß√Ķes pelo telefone 3373-2700 com Gabriela Cordovil.

 

 

 

 

Divulgada a Lista de Aprovados do Processo Seletivo de Bolsas

Foi divulgada hoje, 15 de fevereiro, a lista de aprovados e a classificação dos candidatos do Processo Seletivo de Bolsas da Fundação Pró-Memória de São Carlos. Este resultado ainda é passível de recurso. Na próxima semana o resultado deverá ser homologado através do Diário Oficial do Município.

A lista pode ser consultada AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tombamento Estadual de Bens Imóveis de São Carlos Finalizado

Informamos que o processo de tombamento estadual do conjunto de bens imóveis em São Carlos foi, enfim, finalizado, conforme Resolução SC 48, de 19/12/2019.

 

São os imóveis:

- Palacete Bento Carlos de Arruda Botelho;

- Antiga Sede da Societ√° Dante Alighieri, atual CDCC;

- Antiga C√Ęmara e F√≥rum, atual Edif√≠cio Euclides da Cunha;

- EEPG Eugênio Franco;

- Antigo Jardim P√ļblico, atual Pra√ßa Coronel Paulino Carlos de Arruda Botelho;

- Antiga Casa do Visconde da Cunha Bueno;

- Conjunto da Antiga Estação Ferroviária, atual sede da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

 

Além dos imóveis, o CONDEPHAAT delimitou uma área envoltória de proteção aos imóveis, baseado na legislação municipal vigente.

Veja a resolução AQUI

 

 

Campanha do Museu de S√£o Carlos

CAMPANHA DO MUSEU DE S√ÉO CARLOS - EMPR√ČSTIMO OU DOA√á√ÉO DE ACERVO PARA A NOVA EXPOSI√á√ÉO

O Museu de S√£o Carlos est√° preparando a sua pr√≥xima exposi√ß√£o que abordar√° a hist√≥ria do trabalho na cidade, desde a cafeicultura at√© as ind√ļstrias de tecnologia.

Para compor a exposi√ß√£o, os t√©cnicos do Museu est√£o pedindo a colabora√ß√£o da popula√ß√£o de S√£o Carlos atrav√©s do empr√©stimo ou doa√ß√£o de uniformes utilizados no exerc√≠cio de v√°rias profiss√Ķes, em particular, aqueles usados pelas mulheres trabalhadoras. Segundo a historiadora Vanessa Dias ‚Äúo trabalho feminino tamb√©m compor√° a exposi√ß√£o e, nesse sentido, precisamos de uniformes usados por mulheres no desempenho dos mais diversos of√≠cios no passado, como na ind√ļstria, nos of√≠cios dom√©sticos, na ferrovia, sa√ļde, educa√ß√£o e, mais recentemente, na alta tecnologia‚ÄĚ.

Aqueles que quiserem colaborar podem entrar em contato com a historiadora e ter mais informa√ß√Ķes sobre a exposi√ß√£o e o empr√©stimo das pe√ßas. O telefone √© 3373-2700 ramal 218, com Vanessa Dias ou pelo e-mail O endere√ßo de e-mail address est√° sendo protegido de spambots. Voc√™ precisa ativar o JavaScript enabled para v√™-lo.

 

 

"Pr√°ticas F√ļnebres em S√£o Carlos", Lan√ßamento da FPMSC

A Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria lan√ßa mais um trabalho originado da extensa pesquisa iniciada em 2014 sobre a hist√≥ria dos cemit√©rios e das pr√°ticas f√ļnebres locais, o livro ‚ÄúPr√°ticas f√ļnebres em S√£o Carlos‚ÄĚ. Escrito por J√ļlio Roberto Osio, a publica√ß√£o trata das atitudes e a√ß√Ķes diante da morte, observando as perman√™ncias e transforma√ß√Ķes das pr√°ticas funer√°rias e como elas se refletem na hist√≥ria local. O livro ainda traz um pouco mais da hist√≥ria dos cemit√©rios da cidade, em particular o Santo Antonio de P√°dua e o Memorial Jardim da Paz, territ√≥rios muito mais recentes do que os explorados no primeiro livro de Osio, publicado pela FPMSC, ‚ÄúA morada dos mortos‚ÄĚ.

O tema das pr√°ticas f√ļnebres ainda √© considerado recente nas pesquisas historiogr√°ficas, por√©m, j√° √© tema recorrente em diversas outras ci√™ncias sociais e humanas, possibilitando uma aproxima√ß√£o e explora√ß√£o do tema na percep√ß√£o dos sentimentos sobre a morte e os mortos na sociedade e em grupos espec√≠ficos. Para o trabalho em S√£o Carlos, o autor trabalhou com a documenta√ß√£o local, trazendo tamb√©m um recorte anal√≠tico a partir da literatura brasileira, que explorou ‚Äď e ainda explora ‚Äď o tema em diferentes momentos e culturas, aproximando sentimentos e pr√°ticas diante da morte.

Por muito tempo a morte e os mortos foram tratados com medo e tabus. Hoje foram medicalizados e retirados do cotidiano. Por√©m, de qualquer forma, a morte e os mortos est√£o presentes em nossa hist√≥ria e devem ser tema abordado para a compreens√£o n√£o s√≥ do fen√īmeno do fim da vida em si, mas das mentalidades e a√ß√Ķes que o envolvem e est√£o carregadas de nossas marcas culturais.

 

 

Topo