.

Visitas à Pró-Memória Aumentam com o Início das Aulas

A Fundação Pró-Memória, sediada na estação ferroviária de São Carlos, tem experimentado um aumento significativo de seus visitantes com o reinício das aulas na cidade. Tanto alunos do ensino fundamental e médio quanto estudantes universitários estiveram visitando o Museu de São Carlos, o Arquivo Público e Histórico e a estação nas últimas semanas e a estimativa é que o movimento continue.
"Temos muitas pessoas que vem visitar a Fundação Pró-Memória, mas é destacada a presença dos estudantes da cidade e de fora. O montante de visitas agendadas já se avolumou nas últimas semanas e deve se prolongar pelos próximos meses", destaca o diretor-presidente da Pró-Memória, Bruno Turci.
Apenas na última semana, a Pró-Memória recebeu alunos das escolas Oca dos Curumins e Educare e os universitários do Programa de Educação Tutorial em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar. Essa semana ainda visitaram a estação os representantes da Corporate Service Corps, programa da IBM para o desenvolvimento de lideranças globais, que veio para São Carlos com consultores de dez países (China, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Irlanda, República Checa e Turquia).

 

Sobre as visitas à estação

A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o púbico em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 313 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Pró-Memória Realiza Visita Técnica para Alunos da UFSCar

No último dia 28 de março, os técnicos da Fundação Pró-Memória receberam os alunos do Programa de Extensão Tutorial em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar para uma visita técnica às suas dependências. Os alunos foram guiados pela área expositiva e reserva técnica do Museu de São Carlos e às áreas de atendimento e guarda do Arquivo Público e Histórico. A proposta dos profissionais da Pró-Memória foi apresentar as diferentes frentes de trabalho executados pela instituição no trato e divulgação dos corpos documentais sob sua guarda, de acordo com a área de interesse do grupo visitante.

Segundo a página institucional da BCI-UFSCar, o Programa de Educação Tutorial em Biblioteconomia e Ciência da Informação procura capacitar “alunos de graduação em atividades integradoras de ensino, pesquisa e extensão, na confluência temática “A multiplicidade de atuação do profissional da informação em Biblioteconomia e Ciência da Informação na sociedade contemporânea”, agregando os campos básicos de sua formação: análise e representação informação; disseminação da informação; gestão de unidades e serviços de informação; gestão e preservação do patrimônio e das referências histórico-cultural; uso de tecnologias da informação e da comunicação e conteúdos correlacionados".

 

 

VISITAS GUIADAS E TÉCNICAS

A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o púbico em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 313 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Elogios do Iphan-SP à Fundação Pró-Memória

No último dia 22 de março, através de ofício à Prefeitura e a Pró-Memória, o superintendente do IPHAN-SP, Victor Hugo Mori, encaminhou elogios pelo trabalho executado na vigência do Convênio entre Fundação e IPHAN. Segundo o superintendente, “o trabalho tem o mérito de estar sendo muito bem executado, com serviços de qualidade, a nova infraestrutura do local proporcionará um espaço de cultura muito mais inclusivo e aberto, receptivo a todos que o frequentam”. O convênio, assinado em 2013, possibilitou diversas obras de acessibilidade e ampliação dos espaços de ação cultural no prédio da estação ferroviária, sede da Pró-Memória. Foram realizadas: a reforma da garagem e instalação da oficina de marcenaria; a reforma dos sanitários da plataforma e a criação de um banheiro acessível; a reforma de áreas de guarda do APH-FPMSC para a criação de salas de ação educativa e a instalação de estantes deslizantes em outras áreas de guarda; a construção de rampa de acesso com cobertura à plataforma; a reforma e adequação de calçada para acessibilidade; e instalação de piso acessível na área do Jardim da Estação. Até meados de 2017 o convênio será finalizado com a instalação de piso tátil na plataforma e a aquisição de equipamentos para o Laboratório de Conservação e Restauro, vinculado ao Museu de São Carlos.

 

O IPHAN

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe a ele proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

 

Reunião dos Conselhos Curador e Fiscal

PRÓ-MEMÓRIA REALIZOU SUA PRIMEIRA REUNIÃO COM OS CONSELHOS CURADOR E FISCAL EM 2017

 

Na reunião realizada no dia 15 de março, foi apresentado o fechamento do exercício de 2016 e o planejamento de 2017 aos conselheiros.Destaque foi dado ao aditamento do convênio entre a Pró-Memória e o IPHAN que possibilitará finalizar as obras de acessibilidade do prédio da estação ferroviária, com a instalação do piso tátil na plataforma. Além dessa ação, a Pró-Memória investirá parte dos recursos na aquisição de equipamentos para a criação de um Laboratório de Conservação e Restauro ligado ao Museu de São Carlos.A diretoria da Pró-Memória ainda apresentou as atividades planejadas para 2017, com destaque ao projeto “Migração em São Carlos” vinculado às comemorações dos 160 anos de São Carlos e a entrega do projeto de digitalização de fotografias e negativos premiado pelo Instituto Brasiliana e Petrobrás.

 

Os Conselhos

O Conselho Curador é o órgão deliberativo a que compete o exame, a proposição e a aprovação das atividades desenvolvidas pela instituição. O Conselho Curador é integrado pelo Diretor-Presidente da Fundação - membro nato, que o presidirá - e por seis Conselheiros, cada qual com seu suplente, todos indicados pelo Prefeito, sendo três membros pertencentes ao Poder Público e três membros pertencentes à sociedade civil com atuação nas áreas de conhecimento pertinentes às finalidades da Fundação Pró-Memória de São Carlos. Já o Conselho Fiscal é o órgão independente, responsável pelo exame das contas da Fundação, o orçamento e eventuais modificações, assim como pelo acompanhamento da execução orçamentária e recomendar ao Conselho Curador sua aprovação ou rejeição. O Conselho Fiscal é composto por três membros titulares e três suplentes, todos indicados pelo Prefeito, sendo dois membros pertencentes ao Poder Público e um membro pertencente à sociedade civil.

 

Aberta seleção de projetos culturais da Pró-Memória

A Fundação Pró-Memória de São Carlos abriu edital de Seleção de Projetos Culturais. As propostas serão recebidos até as 15 horas do dia 11 de abril de 2017. Para esta seleção serão aceitas apenas propostas de pessoas físicas: artistas, entidades de cultura sem fins econômicos e produtores culturais que apresentem projetos de cursos e oficinas gratuitos, destinados à comunidade da cidade de São Carlos e do distrito de Santa Eudóxia.

Este concurso selecionará projetos nas seguintes modalidades:

 

- Ofícios e técnicas manuais: Possibilitar aos participantes noções básicas de diferentes técnicas e ofícios manuais como marcenaria, mosaico, pintura (tela e tecido), origami, bordado, tricô, crochê, macramê, cartonagem, patch colagem, etc, para a confecção de peças, conservação e restauro, visando a valorização de tais oficios e sua prática;

- Registro do patrimônio cultural de São Carlos: Possibilitar aos participantes o acesso a noções básicas de técnicas e expressões artísticas como fotografia, literatura e outras; por meio das quais serão registrados o patrimônio cultural do Município, seus personagens, histórias, lendas e memórias; e

- Culturas tradicionais, populares e étnicas: Possibilitar aos participantes contato com expressões culturais tradicionais ou vinculadas a grupos étnicos presentes no Município de São Carlos, através das artes cênicas, música (violão e viola), dança, capoeira, contação de história e outras práticas culturais pertinentes à modalidade, devendo estes projetos ser executados na plataforma da Estação, aos sábados, ou no Museu de Pedra em Santa Eudóxia.

 

Mais informações pelo telefone 3373-2702 com Adriana Queiroz

 

"Migração em São Carlos" Visita Santa Eudóxia

Na última quarta-feira, dia 22 de fevereiro de 2017, uma pesquisadora da Divisão de Pesquisa e Divulgação da Pró-Memória e um educador do Museu de Pedra estiveram em Santa Eudóxia realizando um “mutirão de entrevistas” com migrantes estabelecidos no distrito.

As pessoas entrevistadas foram indicadas por membros da comunidade e permitiram conhecer um pouco do perfil migratório daquela região da cidade, em especial, o expressivo número de pernambucanos estabelecidos em Santa Eudóxia.

O projeto “Migração em São Carlos” continua convidando migrantes que se estabeleceram na cidade para participarem com nossos pesquisadores desta empreitada. Os interessados ou aqueles com sugestões de pessoas e grupos a serem contatados devem procurar a Pró-Memória pelo telefone 3373-2700, ramal 216, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Guia do Museante

PRÓ-MEMÓRIA E MUSEU DE SÃO CARLOS LANÇAM O LIVRETO "GUIA DO MUSEANTE"

 

O material de educação patrimonial foi produzido através da parceria dos profissionais técnicos do Museu de São Carlos e da Divisão de Pesquisa e Divulgação da FPMSC.

O livreto traz informações gerais para os visitantes, orientação para educadores e líderes de grupos que queiram visitar os museus locais, além de atividades infanto-juvenis.

O "Guia do Museante" estará disponível aos interessados no Museu de São Carlos, Museu de Pedra (Santa Eudóxia) e no Arquivo Público e Histórico. Escolas, colégios e instituições interessadas podem entrar em contato com o Museu de São Carlos através do telefone 3373-2700, ramal 313, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

 

 

 

 

 

Comissão de Política de Acervo do Museu de São Carlos

MUSEU DE SÃO CARLOS REALIZOU A PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO DA COMISSÃO DE POLÍTICA DE ACERVO

 

O Museu de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória, realizou na manhã de hoje, 14 de fevereiro de 2017, a reunião da sua Comissão de Política de Acervo. Formada por funcionários da Fundação, por profissionais da área e pessoas da comunidade, a comissão tem por objetivo julgar, a partir de laudos realizados pela equipe técnica do museu, objetos que serão incorporados ou não ao acervo.

Dentre os critérios analisados nos objetos estão: conservação, documentação e relação deles com as linhas de pesquisa. Os objetos que não são incorporados são oferecidos a outras instituições museológicas, pois eles podem se enquadrar em suas linhas de pesquisa.

Segundo a presidente da Comissão e historiadora da Pró-Memória, Vanessa Dias, “a comissão é importante, uma vez que estabelece critérios para a seleção do acervo e permite a participação da comunidade e de profissionais externos na prática museológica”.

 

Pró-Memória Abre Banco de Exposições Itinerantes

A Pró-Memória colocou à disposição de instituições e empresas interessadas diversas exposições desenvolvidas por ela sobre aspectos históricos e patrimoniais são-carlenses.

Segundo o diretor-presidente, Bruno Turci, “a Fundação Pró-Memória procura constantemente realizar projetos expositivos que possam ser montados em outras instituições e ambiências da cidade. Essa preocupação reside tanto na importância em difundir o conhecimento produzido por seus pesquisadores sobre São Carlos, como forma de ampliar o repertório cultural da população”.

Através do Banco de Exposições, as instituições e empresas poderão solicitar uma das mostras itinerantes através de procedimentos para empréstimo, articulados com a Divisão de Pesquisa e Divulgação e a Diretoria Administrativa da Pró-Memória. Os interessados deverão atentar às necessidades de montagem, além de assinar um termo de empréstimo.

Para mais informações sobre a itinerância e o empréstimo de exposições, favor contatar pelo telefone 3373-2700, ramal 216, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Para consultar as exposições itinerantes disponíveis, basta clicar aqui.

 

Topo