Carnaval em São Carlos no Facebook

A Fundação Pró-Memória está promovendo uma ação junto aos seguidores em comemoração ao Carnaval de 2018.

Os seguidores são convidados a enviar fotos antigas dos carnavais de São Carlos para a página da Pró-Memória no Facebook. As fotos serão creditadas e publicadas durante todo o período pré-carnavalesco.

A proposta da FPMSC visa compartilhar as várias faces do carnaval local em diferentes momentos de sua história, além de estreitar sua relação com seus seguidores.

Os interessados devem encaminhar suas imagens para o Facebook da Fundação Pró-Memória com informações como o local da foto, data e outras informações que ache relevante.

 

 

 

 

 

O Site da Fundação Pró-Memória Voltou!

A equipe da FPMSC terminou a manutenção e atualização do nosso site oficial.

Agora o usuário terá mais agilidade para acessar as seções de interesse, além de disponibilizar mais textos, informações e arquivos. O site ainda traz o recurso de "Pesquisa de Fundos", que permite acesso básico aos fundos documentais do Arquivo Público e Histórico da Fundação Pró-Memória.

Visite nossa nova casa na internet!

 

 

 

 

 

 

 

Horários Especiais dos Museus

 O Museu de São Carlos e o Museu de Pedra, em Santa Eudóxia, terão horários especiais para o final de ano devido aos trabalhos de dedetização dos prédios e manutenção do acervo.

 Museu de São Carlos: FECHADO ao público de 23 a 27 de dezembro de 2017 e nos dias 01 e 02 de janeiro de 2018. De 28 a 31 de dezembro o Museu estará aberto à visitação.

 Museu de Pedra: FECHADO ao público de 23 de dezembro de 2017 a 02 de janeiro de 2018. A partir do dia 03 de janeiro, o Museu voltará ao seu horário normal.  Mais informações: 3373-2700

 

 

Premiação do Concurso de Monografias da FPMSC

Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, foi entregue o prêmio de primeiro lugar no Concurso Anual de Monografias 2016-2017 da Fundação Pró-Memória. Sob o tema “São Carlos através dos espaços públicos: permanências, transformações, novos desafios”, a autora Ana Elisa Menten Mendoza teve sua monografia intitulada “Domingo no parque: a apropriação do espaço público nas práticas cotidianas de sociabilidade e na produção cultural” classificada em primeiro lugar pela comissão julgadora do concurso.

A Fundação Pró-Memória publicará a monografia em formato de livro em 2019.

 

 

 

 

Pró-Memória Acessível a Todos os Públicos

Entre os dias 2 e 9 de dezembro o SESC São Carlos realizou a Semana Inclusiva, no intuito de promover experiências com acessibilidade. Como parte da programação, recebemos no último dia 9 a visita ao Museu de São Carlos para demonstração dos recursos de acessibilidade recentemente disponibilizados aos visitantes. A intenção desses recursos é democratizar o acesso de pessoas com deficiência ao espaço expositivo. Dentre os recursos de acessibilidade estão: audioguia para pessoas com deficiência visual, videoguia para pessoas com deficiência auditiva, além de rampas de acesso, legendas em braille e acervo tátil.
A Fundação Pró-Memória, localizada no prédio da Estação Ferroviária, é também acessível, possui rampas de acesso, piso tátil e elevador. Todos esses recursos proporcionam a visita ao espaço pelos mais diversos públicos.

Sobre as visitas à estação

A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o público em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 305 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

Oficinas e Visitas Guiadas

ARQUIVO PÚBLICO E HISTÓRICO (APH-FPMSC) OFERECE OFICINAS E VISITAS GUIADAS AOS ALUNOS DA BIBLIOTECONOMIA DA UFSCar

A Fundação Pró-Memória ofereceu visita técnica à Divisão de Arquivo e Documentação e realizou as oficinas “O Acervo Digital Fotográfico da Fundação Pró-Memória de São Carlos” e “Acervos Pessoais – conceitos e prática” para os alunos da disciplina de “Organização de Unidades de Informação” a convite da professora Paula Regina Dal`Evedove, nos dias 14, 21 e 28 de novembro. A disciplina é ofertada pelo Departamento de Ciência da Informação no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A visita técnica, guiadas pelos técnicos da Divisão, Matheus Luiz e Aline Ulrich, teve como objetivo apresentar diversos trabalhos executados na Pró-Memória no tratamento dos acervos da instituição. Já as oficinas, ministradas pela documentalista Aline Ulrich, trouxe conceitos teóricos e práticos sobre a organização de arquivos.

 

 

Resultado Final - Processo Seletivo FPMSC

A Fundação Pró-Memória e a CONSESP divulgaram o resultado final do Processo Seletivo de Bolsas. A lista dos candidatos classificados pode ser consultada AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto de Educação Patrimonial II

ALUNOS DO SESI TRAZEM TEATRO BASEADO NAS HISTÓRIAS DOS BAIRROS

Os alunos do 3º ano A do SESI 407, sob orientação da professora Talita Oliveira, desenvolveram pesquisas sobre a história dos bairros de São Carlos. Durante os trabalhos, os alunos visitaram a Fundação Pró-Memória e puderam conversar com os técnicos da instituição sobre suas pesquisas..
Agora, no sábado, dia 9 de dezembro, os alunos apresentação uma peça teatral sobre os nomes dos bairros da cidade, baseada nas pesquisas realizadas.
Para a Fundação, ver trabalhos sobre a história local se multiplicarem, em particular nas escolas locais, e ter contribuído para suas realizações é muito gratificante e reafirma a missão da instituição em trabalhar para a divulgação e preservação da história e do patrimônio de São Carlos. E nada melhor começar com as crianças de nossa cidade.

 

 

Resultado Final - Concurso de Monografias 2017

A Comissão Organização do Concurso de Monografias da Fundação Pró-Memória divulgou o resultado final da seleção de 2017:

Colocação:

1° - Domingo no parque: a apropriação do espaço público nas práticas cotidianas de sociabilidade e na produção cultural

Não habilitada - Escravidão e liberdade: trajetória social e cultural da população negra no período pós-abolição em São Carlos (1888-1930)

Não habilitada - A Polícia Militar no aspecto cultural e social para o município

 

 

 

Topo