.

O Site da Fundação Pró-Memória Voltou!

A equipe da FPMSC terminou a manutenção e atualização do nosso site oficial.

Agora o usuário terá mais agilidade para acessar as seções de interesse, além de disponibilizar mais textos, informações e arquivos. O site ainda traz o recurso de "Pesquisa de Fundos", que permite acesso básico aos fundos documentais do Arquivo Público e Histórico da Fundação Pró-Memória.

Visite nossa nova casa na internet!

 

 

 

 

 

 

 

Horários Especiais dos Museus

 O Museu de São Carlos e o Museu de Pedra, em Santa Eudóxia, terão horários especiais para o final de ano devido aos trabalhos de dedetização dos prédios e manutenção do acervo.

 Museu de São Carlos: FECHADO ao público de 23 a 27 de dezembro de 2017 e nos dias 01 e 02 de janeiro de 2018. De 28 a 31 de dezembro o Museu estará aberto à visitação.

 Museu de Pedra: FECHADO ao público de 23 de dezembro de 2017 a 02 de janeiro de 2018. A partir do dia 03 de janeiro, o Museu voltará ao seu horário normal.  Mais informações: 3373-2700

 

 

Premiação do Concurso de Monografias da FPMSC

Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, foi entregue o prêmio de primeiro lugar no Concurso Anual de Monografias 2016-2017 da Fundação Pró-Memória. Sob o tema “São Carlos através dos espaços públicos: permanências, transformações, novos desafios”, a autora Ana Elisa Menten Mendoza teve sua monografia intitulada “Domingo no parque: a apropriação do espaço público nas práticas cotidianas de sociabilidade e na produção cultural” classificada em primeiro lugar pela comissão julgadora do concurso.

A Fundação Pró-Memória publicará a monografia em formato de livro em 2019.

 

 

 

 

Pró-Memória Acessível a Todos os Públicos

Entre os dias 2 e 9 de dezembro o SESC São Carlos realizou a Semana Inclusiva, no intuito de promover experiências com acessibilidade. Como parte da programação, recebemos no último dia 9 a visita ao Museu de São Carlos para demonstração dos recursos de acessibilidade recentemente disponibilizados aos visitantes. A intenção desses recursos é democratizar o acesso de pessoas com deficiência ao espaço expositivo. Dentre os recursos de acessibilidade estão: audioguia para pessoas com deficiência visual, videoguia para pessoas com deficiência auditiva, além de rampas de acesso, legendas em braille e acervo tátil.
A Fundação Pró-Memória, localizada no prédio da Estação Ferroviária, é também acessível, possui rampas de acesso, piso tátil e elevador. Todos esses recursos proporcionam a visita ao espaço pelos mais diversos públicos.

Sobre as visitas à estação

A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o público em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 305 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

Oficinas e Visitas Guiadas

ARQUIVO PÚBLICO E HISTÓRICO (APH-FPMSC) OFERECE OFICINAS E VISITAS GUIADAS AOS ALUNOS DA BIBLIOTECONOMIA DA UFSCar

A Fundação Pró-Memória ofereceu visita técnica à Divisão de Arquivo e Documentação e realizou as oficinas “O Acervo Digital Fotográfico da Fundação Pró-Memória de São Carlos” e “Acervos Pessoais – conceitos e prática” para os alunos da disciplina de “Organização de Unidades de Informação” a convite da professora Paula Regina Dal`Evedove, nos dias 14, 21 e 28 de novembro. A disciplina é ofertada pelo Departamento de Ciência da Informação no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A visita técnica, guiadas pelos técnicos da Divisão, Matheus Luiz e Aline Ulrich, teve como objetivo apresentar diversos trabalhos executados na Pró-Memória no tratamento dos acervos da instituição. Já as oficinas, ministradas pela documentalista Aline Ulrich, trouxe conceitos teóricos e práticos sobre a organização de arquivos.

 

 

Resultado Final - Processo Seletivo FPMSC

A Fundação Pró-Memória e a CONSESP divulgaram o resultado final do Processo Seletivo de Bolsas. A lista dos candidatos classificados pode ser consultada AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto de Educação Patrimonial II

ALUNOS DO SESI TRAZEM TEATRO BASEADO NAS HISTÓRIAS DOS BAIRROS

Os alunos do 3º ano A do SESI 407, sob orientação da professora Talita Oliveira, desenvolveram pesquisas sobre a história dos bairros de São Carlos. Durante os trabalhos, os alunos visitaram a Fundação Pró-Memória e puderam conversar com os técnicos da instituição sobre suas pesquisas..
Agora, no sábado, dia 9 de dezembro, os alunos apresentação uma peça teatral sobre os nomes dos bairros da cidade, baseada nas pesquisas realizadas.
Para a Fundação, ver trabalhos sobre a história local se multiplicarem, em particular nas escolas locais, e ter contribuído para suas realizações é muito gratificante e reafirma a missão da instituição em trabalhar para a divulgação e preservação da história e do patrimônio de São Carlos. E nada melhor começar com as crianças de nossa cidade.

 

 

Resultado Final - Concurso de Monografias 2017

A Comissão Organização do Concurso de Monografias da Fundação Pró-Memória divulgou o resultado final da seleção de 2017:

Colocação:

1° - Domingo no parque: a apropriação do espaço público nas práticas cotidianas de sociabilidade e na produção cultural

Não habilitada - Escravidão e liberdade: trajetória social e cultural da população negra no período pós-abolição em São Carlos (1888-1930)

Não habilitada - A Polícia Militar no aspecto cultural e social para o município

 

 

 

Lançamento do Livro "Fogo e Vapor"

 

Na última sexta-feira, 24 de novembro, foi realizado o lançamento do livro “Fogo e Vapor: aspectos da história de São Carlos a partir da ferrovia”. A obra foi realizada pela Fundação Pró-Memória a partir do relatório de tombamento da Estação ferroviária de São Carlos, declarado ano passado, e de novas pesquisas e levantamentos fotográficos históricos e atuais.

Essa publicação fez parte das comemorações dos 160 anos de São Carlos

Os interessados poderão adquirir o livro no Museu de São Carlos, localizado na Estação Ferroviária, a partir de hoje. O Museu abre de terça a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

 

 

 

 

 

 

 

Topo